Definição:Porção do espaço considerado em relação à mão do esgrimista
no qual pode mover sua arma.
Objetivo: Dar nome às ações ofensivas e designar um alvo a atingir.
a) SUPERFÍCIE VÁLIDA : divide-se em 4 partes, determinadas por 2 linhas perpendiculares cruzando-se ao meio.
1 - linha alta externa
2 - linha alta interna
3 - linha baixa externa
4 - linha baixa interna
Definição: Lugares tomados pela mão do esgrimista em relação às diferentes linhas.
Objetivo: Obter posições que sirvam de base às paradas e permitam fechar as diferentes linhas.
Posições com a mão em pronação:
QUARTA: mão para dentro, unhas para cima e ponta mais alta que a mão
SEXTA: mão para fora, unhas para cima e ponta mais alta que a mão
SÉTIMA: mão para dentro, unhas para cima e ponta mais baixa que a mão
OITAVA: mão para fora, unhas para cima e ponta mais baixa que a mão
Posições com a mão em supinação:
TERÇA: mão para fora, unhas para baixo e ponta mais alta que a mão
QUINTA: mão para dentro, unhas para baixo e ponta mais alta que a mão
SEGUNDA: mão para fora, unhas para baixo e ponta mais baixa que a mão
PRIMA: ante-braço sensivelmente na horizontal, a mão torcida,unhas voltadas para fora,o polegar baixo e a ponta mais baixa que a mão
As posições dão seu nome às paradas, que são igualmente oito.
As paradas em supinação dão vantagem de precisão.
É a situação de duas lâminas em contacto.
Ligar é a acção de juntar o ferro (lâmina) ao ferro do adversário.
Existem tantos ligamentos quanto posições de esgrima.
O nome do ligamento é o mesmo que o da posição.
Em contrapartida, existem diferentes maneiras de ligar , porém,
geralmente, elas são função da posição da lâmina adversária.
O ligamento deve ser tomado cautelosamente.
Ele não deve ser o resultado de um movimento reflexo,
o qual pode ser, rapidamente, aproveitado pelo adversário.
Ação ofensiva de um só tempo, precedida do alongamento do braço.
Executada ou não com afundo ou flecha.
Classificação: Golpe Direto
Destaque
Corte (coupé)
É a ação mais simples.
Se caracteriza pelo alongamento do braço, seguido ou não de afundo ou flecha.
Pode ser executado nas quatro linhas.
O golpe é conduzido pela ação das pernas, tudo em um só golpe.
É um ataque conduzido de uma linha de ligamento para outra.
Passando pelo caminho mais curto possível.
É um ataque executado da linha de ligamento para outra linha.
Passando a lâmina pela frente da ponta adversária.
É a reação de se defender de uma acção ofensiva.
Desviando com sua arma o ferro adversário.
Quanto ao tipo:
a) Du tac
b) Oposição
c) Cedendo
Quanto aos deslocamentos de lâmina e de mão:
Ex: 4a => 6a
7a => 8a
Ex: contra de 4a
contra de 6a
Ex: 6a => 7a
4a => 8a
Ex: 6a => 8a
4a => 7a
a) Fechar completamente a linha ameaçada, sem afastar muito a mão. A ponta deverá estar ameaçando a superfície válida do adversário.
b) Desviar o ferro adversário com a parte forte da lâmina (primeiro terço da lamina situado perto da mão) a fim de ter uma autoridade máxima.
É uma ação ofensiva executada após ter parado um ataque.
É uma ação ofensiva executada após ter parado uma resposta ou uma contra-resposta.
Executada na linha onde teve lugar a parada.
Executada numa outra linha daquela onde teve lugar a parada.
Pode ser feita por destaque ou coupé.
Quando ela engana uma ou várias paradas provocadas por uma ou várias fintas.
Quando ela conserva o ferro após a parada e o domina até o final de sua execução.
Quando ela conserva o ferro após uma parada por tomada de ferro e abandona-se no final de sua execução por um desen gajamento, coupé etc.
É um impulso mais ou menos pronunciado, executado sobre o ferro adversário com ajuda da lâmina após um ligamento anterior.
É um choque mais ou menos violento com a lâmina sobre o ferro adversário.
Objetivos
Obs.: A lâmina e a mão podem deslocar-se nos sentidos lateral, circular, diagonal ou semi-circular.
Fonte: miguel.gomes.com