A NHL tem algumas peculiaridades entre as regras normais. Uma peculiaridade é o pênalti, considerado "a parte mais excitante de um jogo de hóquei". Existem várias circunstâncias que levam ao pênalti. A mais comum é quando um jogador tem uma abertura e é puxado ou derrubado pelas costas. Um pênalti é marcado se o goleiro atirar seu taco ou se outro jogador, exceto o goleiro, cobrir o disco na frente da rede (área azul na frente da rede). Finalmente, um pênalti também é marcado se um jogador bater na parte oblíqua da rede, impedindo o gol.
O pênalti coloca um jogador cara a cara com o goleiro. O jogador começa no centro e patina sozinho com o disco. O goleiro deve ficar na frente da rede até que o jogador toque no disco. Nessa hora, o jogador só tem uma chance. Se errar, ou se o goleiro defender, a jogada termina imediatamente e o jogo reinicia com um confronto direto. Historicamente, as chances de marcar gol num pênalti são de 50%.
Em certos casos, os times podem tirar o goleiro, trocando-o por um atacante. Isso geralmente é feito no final do jogo pelo time que está perdendo. É uma ação desesperada em busca de um gol de última hora, mas a rede fica desprotegida. Os goleiros também são substituídos regularmente durante as penalidades atrasadas. Quando o juiz marca uma penalidade, o jogo não é parado imediatamente. Ele ergue o braço acima da cabeça, indicando o adiamento da marcação, e não apita até que algum jogador do time penalizado toque o disco. Como não é possível fazer gol sem tocar no disco, o outro time pode substituir o goleiro por um sexto atacante.
A tática pode dar errado. Em 1979, Billy Smith do New York Islanders (em inglês) tornou-se o primeiro goleiro a marcar um gol quando um jogador do Colorado Rockies colocou o disco na própria rede durante uma penalidade atrasada. Não havia nenhum goleiro para parar o disco. Smith tinha sido o último jogador do Islander a tocar no disco, então pelas regras da NHL, o gol foi dele.
A verdadeira corrida dos goleiros em busca de gols começou 10 anos depois, quando Ron Hextall arremessou o disco por toda a pista e marcou um gol. Ele repetiu o feito mais tarde na final. Desde então, Martin Brodeur, Chris Osgood, e Jose Theodore entraram na pequena lista de goleiros que fizeram gols.
Como a National Football League (em inglês) (Liga Nacional de Futebol Americano), a NHL, teve problemas por um tempo com a tecnologia de replay. O sistema atual se esforça para combinar eficiência e precisão. O replay instantâneo só é usado pela NHL para rever os gols.
O juiz de vídeo deve encontrar provas conclusivas para anular a marcação do juiz de campo.
Além dos dois juízes, dos dois juízes de linha e de várias câmeras, ainda há mais duas pessoas que ficam com os olhos fixos na linha do gol. O juiz de gol senta-se numa pequena cabine atrás da rede e sua mão fica preparada para apertar um botão que acende uma luz vermelha caso ele veja o disco cruzando a linha. No passado, o acendimento da luz era um fator decisivo para o juiz decidir se o gol valeu ou não. Com o uso do replay, o juiz de gol se tornou mais uma tradição, e foi ele que acrescentou a frase "acender a lâmpada" à linguagem do hóquei, assim como foi ele que deu origem a muitas piadas sobre os goleiros ruins passarem protetor solar na parte de trás do pescoço.
Existem algumas diferenças importantes entre as regras da NHL e as regras usadas em competições internacionais como as Olimpíadas. Nos jogos internacionais é utilizada uma pista olímpica com 30,5 m de largura, 4,6 m mais larga que uma pista da NHL. Somente um juiz é usado nos jogos internacionais. A linha vermelha central não é considerada impedimento de linha dupla. Lançamentos aleatórios são marcados assim que o disco cruza a linha do gol; eles não esperam que o disco seja tocado. Qualquer jogador que brigar num jogo internacional é imediatamente expulso pelo resto da partida.
Depois da greve patronal na temporada 2004/2005, a NHL estabeleceu novas regras e regulamentos para tornar os jogos mais empolgantes para os fãs.
novas dimensões da pista: por exemplo, a zona neutra agora é de 15,2 m ao invés de 16,4 e as linhas de gol ficam a 3,3 m das bordas ao invés de 3,9 m;
passes de trás da linha azul de defesa para a linha vermelha ofensiva agora são permitidos;
o equipamento do goleiro está 11% menor e eles só podem manipular o disco dentro de uma área específica atrás da rede;
não há empates. Se houver empate após uma prorrogação de cinco minutos, três jogadores de cada time participam de cobranças de pênalti numa "melhor de seis". Se ainda estiver empatado, o jogo vai para a morte súbita. O placar final do jogo dá ao time vencedor mais um gol apesar do resultado das cobranças.