POSSE DE BOLA

03-11-2010 10:12

POSSE DE BOLA

 

Este comentário vem da minha observação, e convicção de que   está-se a desvirtuar o objectivo do Jogo. Treinando-se para a "posse de bola" e fazendo desta o objectivo central do Jogo. Esquecendo que o objectivo do Jogo é o GOLO. Em que essa "posse de bola" só deve ser treinada em virtude de como podemos chegar ao GOLO, sendo essa "posse de bola" ser mais ou menos elaborada, como maior ou menor tempo e como menor ou maior número de jogadores (dando importância a qualidade). Mas nunca podemos deixar de treinar para o GOLO que na minha opinião é o atrator do Jogo.

 


Acredito que o GOLO é o melhor do jogo, mas como treinador, nada me dá mais gozo que um golo que resulta de uma jogada bem elaborada e finalizada com superioridade! Mas essa superioridade e jogada bem elaborada também pode ser uma rápida saída de contra-ataque após um lance de bola parada, por exemplo, em que em 3 toques a equipa consegue concretizar...

O GOLO é o que se pretende, e a posse de bola é tão só mais uma forma de pensar como será a melhor forma de chegar até ele, eu acredito que enquanto a minha equipa tenha a bola, o adversário não marca de certeza, e que quem poderá estar mais perto de chegar ao golo, ou quem poderá ter prioridade na forma como elabora os lances de perigo para a baliza contrária, será a equipa que tem a bola, ou seja, a minha... Se esta posse de bola não for produtiva, então temos de desenvolver a mesma com o intuito de chegar ao GOLO, mas creio que é com esse objectivo que todos a praticam...

 

Eu sou um adepto "ferranho" de jogos reduzidos, onde existem sempre balizas, e por vezes os GR também, com o intuito de poder introduzir condicionantes que transportem o jogo para aquilo se pretende, sem nunca deixar de ser verdadeiramente um jogo de futebol, mas reduzido, com todos os factores mais importantes do jogo, o passe com oposição, a obrigação de ler o jogo, as reacções rápidas nos momentos de transição e a constante procura de soluções por parte dos jogadores, pois eu também acredito que o jogo é o melhor professor.  

 

Também concordo que há equipas que estrategicamente deixam o adversário ter posse de bola para poder chegar ao GOLO, mas só o conseguem se a recuperarem  por isso, quando tenho a bola, ninguém me marca golo de certeza... Agora a minha prioridade após ter a bola deverá ser fazer o seu bom uso, procurando criar lances de perigo, da melhor forma possível naquele momento,   Confesso que não sou grande adepto de exercícios de posse de bola sem a mínima identificação táctica com o modelo de jogo da equipa e,   a forma exagerada como os treinadores procuram exercícios de posse de bola, sem a mínima orientação, sem a mínima direcção, e muitas vezes somente com o objectivo de trabalhar aspectos físicos... Isso também critico, também acho que nós, treinadores temos de ser mais criativos e procurar exercícios que coloquem os jogadores em situações onde a posse de bola possa ser a melhor forma de resolver o problema como que se deparam, mas que deverão sempre ter a opção que o jogo tem, de finalizar, de procurar o GOLO, e dos exercícios não terem a própria posse de bola como objectivo principal.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode