O jogo se dá no área de 30 x 20 m , com no mínimo 2 metros de profundidade. Cada time consta de 13 jogadores, 6 reservas e 7 na água (1 goleiro e 6 jogadores de linha). Os jogadores não podem apoiar na borda e nem tocar na bola com as duas mãos, exceto o goleiro. O jogo é jogado em 4 quartos de 7 minutos cada, onde o cronômetro só roda com a bola em jogo. Há 2 minutos de intervalo de um quarto para outro, cada time tem direito a dois pedidos de tempo com 1 minuto cada. As substituições pode ocorrer livremente sendo que se deve dar fora da área de jogo. Cada gol corresponde a um ponto e a bola tem que entrar completamente no gol.
Como no basquete, há dois relógios que são usados para marcar o tempo, um o tempo do quarto e outro para marcar o tempo de ataque. Cada time tem o direito de atacar durante 35 segundos de bola em jogo, caso este perca a bola ou acabe o tempo a posse de bola passa para o outro time.
A saída é dada no começo de cada quarto, quando os jogadores se alinham na linha do gol e no apito do árbitro vão em busca da bola que deve ser colocada no meio da piscina. O time que pegar a bola primeiro tem o direito de atacar
Fonte: www.eefd.ufrj.br
O pólo aquático é um esporte coletivo, semelhante no princípio básico do futebol e handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro em uma piscina.
O jogo foi oficialmente inventado no fim do século XIX, embora existam esportes ancestrais ao pólo aquático praticados desde o início do século XVIII.Era conhecido como o raguebi aquatico e junto ao futebol, foram os primeiros esportes coleticos oficiais das olimpiadas dos tempos modernos (SILVA, 2007).
Cada equipe é formada por sete jogadores (incluindo o guarda-redes) e seis suplentes, e a quadra de jogo é um piscina de no mínimo 20 e no máximo 30 metros de comprimento — distância entre os dois gols —, no mínimo 10 e no máximo 20 metros de largura e a profundidade mínima de 2 metros. O gol é uma baliza de 3 metros de largura e 90 centímetros acima da superfície da água.
As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com exceção do goleiro, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador.
Existem dois tipo de bola: uma para as mulheres e outra para os homens. A bola tem entre 400 e 450 gramas, e diâmetro entre 68 e 71 centímetros. A exceção do goleiro, não pode ser tocada com as duas mãos pelos jogadores.
Diferentemente do futebol, onde não há limite de tempo, no pólo aquático os times devem executar suas jogadas em 30 segundos. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil. Os jogadores usam gorros de pano, com protecções para proteger as orelhas, sendo que uma equipe usa gorros brancos e a outra usa gorros azuis. Os gorros dos guarda-redes (goleiros) são vermelhos.
Entre as melhores equipes mundias está a Hungria, Sérvia e Monmtenegro, Espanha, Rússia entre outras. No Brasil o polo aquático ainda é amador mas com fortes equipes como o Clube Athlético Paulistano, Esporte Clube Pinheiros, Clube Cocô Jundiaiense de Jundiaí SP,Clube Paineiras do Morumby,A Hebraica de São Paulo Botafogo de Futebol e Regatas, Clube de Regatas do Flamengo, Fluminense Football Club, APAUFSC de Floripa e o time Adulto e Juvenil da PUC-RS ...
Fonte: pt.wikipedia.org
Surgiu em Londres no final do século passado (provavelmente em 1870). Entretanto, sua primeira regulamentação apareceu na cidade de Glasgow, num escrito de Mr. W. Wilson, quando pela primeira vez foi usada a denominação de “water-pólo”.
Dessa época em diante começou a sua difusão internacional, com a conseqüente evolução técnica do novo desporto, com várias distinções da forma de jogar originária.
Como berço do pólo aquático, a Inglaterra deteve a hegemonia internacional da modalidade por muitos anos., sagrando-se campeão olímpico nos anos de 1900. 1912. 1918 e 1920. Essa hegemonia, entretanto, passou a ser disputada pela Bélgica, França e Hungria. O “craw” foi implantado no pólo aquático e, aos três países acima mencionados, ombrearam-se os suecos e alemães. Depois, a supremacia mundial passou para a Hungria que se tornou campeã européia de 1925 e 1927, perdendo os jogos olímpicos de Amsterdã em 1928 para os alemães.
O pólo aquático foi introduzido no Brasil por Flávio Vieira que organizou um torneio na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, em 1913. O primeiro jogo internacional somente ocorreu em 1919, em águas livre da Baia de Guanabara, quando o Brasil venceu a Argentina. O Brasil não tem tido destaque nos jogos olímpicos. No plano das Américas, disputamos a supremacia com Argentina e Estados Unidos.
O pólo aquático é um desporto coletivo, disputado numa quadra delimitada numa piscina ou em águas livre, denominadas “campo”, tendo cada equipe sete jogadores, com o objetivo de marcar gols. É um desporto marcado pela movimentação, velocidade e resistência. A bola, normalmente, é movimentada pelas mãos dos praticantes mas, excepcionalmente, pode-se usar os pés.
O atleta de pólo aquático tem de apresentar excepcionais qualidades físicas e morais, precisando ser, acima de tudo, um exímio nadador, que ao mesmo tempo deverá ser fundista e velocista, dispondo de condições naturais de estabilidade e locomoção no meio liquido, em condições idênticas às que apresentaria se estivesse na terra. Por isso, na água, tem que flutuar, mover-se com facilidade, agilidade e explosão.
Fonte: www.museudosesportes.com.br
Pólo Aquático é um jogo de inteligência, velocidade, resistência e agilidade de ação e pensamento, tornando-se também muito fascinante. É preciso muita habilidade com a bola e excelente natação. Além dos benefícios da natação, por ser praticado dentro d'água, oferece menos riscos de contusões.
A área de jogo tem 30 x 20 metros (25 x 17 para mulheres) com uma profundidade de no mínimo 1,80 metros. Cada equipe tem 13 jogadores: 7 titulares (1 goleiros e 6 jogadores) e 6 reservas.
Os jogadores não podem se apoiar nas bordas ou qualquer outra marcação e, com exceção do goleiro nenhum outro jogador pode tocar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo.
O jogo tem quatro tempos de sete minutos cada com dois minutos de descanso entre eles. Cada equipe pode pedir "tempo" duas vezes durante o jogo. Um gol é assinalado quando a bola é chutada ou conduzida dentro da baliza adversária, atravessando completamente a linha de gol.
Dois relógios controlam o tempo: um indica o tempo efetivo de jogo, assinalando o tempo remanescente do quarto. O segundo relógio indica o tempo que o time atacante tem para chutar no gol adversário: 30 segundos de jogo efetivo.
O início de cada quarto de jogo se inicia com os jogadores alinhados fora da linha de gol. Ao sinal do juiz os times nadam em velocidade em direção ao campo adversário. O jogador chegando em primeiro lugar à bola, colocada eqüidistante das linhas de gol, tem o posse de bola para o primeiro ataque.
Existem dois tipos de faltas. A falta ordinária, que constitui 90% das infrações no jogo e a falta grave. As faltas graves são penalizadas com expulsão (20 segundos ou se acontecer um gol ou seu time retomar a posse de bola; todos autorizados pelo juiz) ou pênalti (chute livre ao gol, da linha dos 5 metros).
Fonte: www.polofloripa.ufsc.br