Mountain Bike

11-11-2010 13:14

O próprio nome já identifica Mountain Bike, como um esporte praticado em montanha, e no caso pode se considerar a prática desse esporte em terrenos com relevos, subidas, descidas, estradas de terra, etc.

O esporte surgiu em meados de 1975, com um grupo de amigos na Califórnia - USA, que resolveram fazer passeios com bikes, enfrentando trilhas para chegar ao topo de montanhas e sentir o prazer e a emoção das descidas.

A medida que faziam os passeios eles perceberam que as bicicletas precisavam de algumas inovações técnicas que tinham como objetivo adequá-las às necessidades do esporte que nascia.

Dentre as mudanças que aconteceram, foram reforçados os freios para suportar as fortes tensões das descidas, adicionaram marchas, e o câmbio, que antes era preso ao quadro, foi ajustado ao guidão, junto às manoplas.

Hoje em dia, as bicicletas são munidas de aparatos tecnológicos, preparados para qualquer tipo de solo.

Fonte: www.camaleaotur.com.br

MOUNTAIN BIKE
 

A modalidade mountain bike surgiu no final da década de 70, nos EUA, quando um grupo de ciclistas resolveu descer as trilhas das montanhas da Califórnia. Como não havia uma bike própria para a prática, os atletas adaptaram alguns componentes como freios mais fortes e pneus especiais, assim nascia o primeiro modelo de mountain bike.

Os americanos Tom Ritchey, Joe Breezer e Gary Fisher foram os precursores do estilo e responsáveis pelo desenvolvimento de uma nova bicicleta que se adaptaria às dificuldades dos terrenos acidentados. Realizaram mudanças no freio, quadro, suspensão, rodas e a implantação do câmbio.

Por ser uma das modalidades mais difundidas, a Sundown cuidou de cada detalhe para que o atleta tenha à sua disposição uma linha completa de mountain bike, que respeita as características e necessidades de cada estilo.

Além do equipamento ideal, é preciso que o ciclista tenha uma boa preparação física e gostar de ficar perto da natureza. Em troca o atleta vivencia passeios inusitados, passa por paisagens maravilhosas e muita diversão.

Conheça um pouco mais sobre as principais categorias:

Cross Country

Corridas em circuito fechado de longa distância e em terrenos variados, com subidas e descidas. A velocidade máxima geralmente, nessa categoria não ultrapassa 70km/h.

Trip Trail

Versão mais longa do Cross Country, que pode chegar até 100 km. É preciso que o praticante tenha muita resistência física para encarar a viagem.

Downhill

Pistas íngremes com obstáculos naturais, como pedras e raízes. O percurso é curto, em geral 4km, mas bastante veloz, podendo passar de 100km/h. Geralmente, as bicicletas são equipadas com duas suspensões e freios a disco, o que aumenta a segurança do ciclista.

4x (fourcross)

Os competidores correm ao mesmo tempo em pistas semelhantes as pistas de Bicicross, com pulos, curvas de parede e obstáculos, construídos especialmente para modalidade, só que em terrenos com declive acentuado. As baterias são formadas por 4 pilotos, sendo que os dois vencedores vão avançando, até a esperada e disputada final.

Freeride

A modalidade foi criada para pessoas que gostam de pedalar seriamente, mas não em nível profissional. Apesar disso o Freeride virou competição. Realizada em terrenos bem acidentados e com muito declive. O piloto é julgado pelo critério técnico, criatividade, arrojo e fluidez.

Trial

O percurso desta categoria é repleto de obstáculos grandes e radicais, como latões de lixo, escadas, carros (artificiais) e rios, cachoeiras, pedras, troncos (naturais) etc. As bicicletas em geral têm o quadro pequeno, freios hidráulicos e pneus mais vazios.

Fonte: www.sundownbike.com.br

Mountain Bike
 

A paixão crescente pelo novo esporte levou ao surgimento de vários grupos de ciclistas, que mais tarde definiriam o futuro do mountain bike.

A partir desse momento, muitas empresas começaram a se interessar pelo esporte e desenvolveram adaptações nas bicicletas comuns para permitir subidas e descidas em montanhas, com mais conforto e menor risco, alem dos acessórios para essas bikes e para seus praticantes.

As competições foram surgindo e a excitação proporcionada pelo esporte não tardou a "contagiar" um exercito de adeptos e a consagrar a modalidade entre os aventureiros.

Modalidades

Downhill: Descida de montanhas em alta velocidade, chegando a atingir 90km/h.

Uphill: Subida de montanhas, com trajetos de até 8km.

Dual-Slalom: Dois pilotos descem uma montanha lado a lado em pistas diferentes.

Cross Country: Prova de longa distancia, de 25 a 40 km.

DICAS

Cuidados especiais no inverno:

Por mais que o Brasil seja um país tropical, com altas temperaturas na maioria dos meses do ano, é preciso ter alguns cuidados nos dias mais frios.

Esses procedimentos podem ajudar muito a fazer da sua pedalada algo prazeroso e sem danos para a sua saúde, mesmo quando o termômetro marcar temperaturas baixas.

Conheça os principais cuidados para os dias frios:

Em temperaturas inferiores a 15 graus centígrados é aconselhado o uso de leggings de lycra para manter os braços, pernas e joelhos aquecidos para evitar lesões e desconforto.

Mantenha os pés aquecidos usando meias de lã. Existem no mercado proteções tipo polainas para vestir sobre as sapatilhas que funcionam muito bem.

Use protetor labial para evitar que os lábios se ressequem .

Luvas dedo longo evitam que suas mãos percam a sensibilidade em dias frios.

Por baixo de sua camisa manga longa use também uma camiseta de algodão e, se possível, também uma jaqueta corta vento, aquelas bem finas, de Nylon. Depois de algum tempo pedalando, o seu corpo tende a esquentar e você poderá guardar esta jaqueta no bolso da camisa de ciclismo.

Fonte: www.midiasport.com.br

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode