Quadro de ferramentas básicas | ||
1 Chaves de ajuste de cubos | 11 "Y"estrela 8,9,10mm | 22 Chave para sacar cassete |
2 Chaves fixas/estrela 8,9 e10 | 12 Chave de pedal | 23 Chaves para movimento central |
3 Remendos | 13 Alicates de cortar conduítes | 24 Chave para mov. central selado |
4 Chave de Raio | 14 Chave de corrente | 25 Chave para mov. central antigo |
5 Chave de "boca" 10/11,12/13... | 15 Canivete allen/fenda/Philips | 26 Saca pedivela |
6 Cola | 17 Alicate puxador de cabos | 27 Martelo de poliuretano |
7 Espátulas | 18 Alicate comum | Chave "L" |
8 Chaves de fendas e Philips | 19 Chave e cassete/catraca | |
9 Chave "Y" Allen 4,5 e 6mm | 20 Alicates de cortar cabos | |
10 chaves de caixa de direção | 21 chave inglesa |
Deve ser feira periodicamente, e não requer um grande conhecimento mecânico. Se Você não tem um "Stand", Improvise duas cordas amarradas a um teto, ou lugar alto e coloque uma ponta amarrada no canote do selim, e outra no avanço do guidão.
Retire as duas rodas, lave com água e sabão neutro, somente os lugares onde a água não penetre nas caixas (central e direção), nessas partes use um pano úmido com água, mas se houver "crostas" de sujeiras agarradas use um pano úmido antes embebido com óleo diesel ou querosene, (não use perto dos adesivos, para que o solvente não os descole), logo em seguida seque com um pano macio tipo flanela. No caso de muita lama , deixe secar bem e retire o excesso com uma escova, depois faça a limpeza citada acima.
Sê você não domina bem a técnica de retirar a corrente e colocá-la (manusear a chave de "sacar corrente"), faça no lugar com uma escova tipo de dentes, ou um pincel com as pontas bem duras. Para dissolver as crostas, use querosene ou óleo diesel, esfregando com o pincel ou a escova, não esqueça de colocar debaixo da bicicleta uma espécie de bandeja, como as de pintura de paredes, para recolher o material usado e não sujar o local. Não limpe a corrente com as rodas no lugar, pois a sujeira dissolvida com o querosene ou o óleo diesel vai para dentro do cassete (pinhão).
Use uma escova de aço com cabo para tirar toda a crosta e depois um pano úmido com querosene ou óleo diesel entre os pinhões para retirar o resto que ficou.
O mais indicado é retirar os pinhões
Se você tem conhecimento e ferramentas para sacar o pinhão do cubo,
Antes utilize um pincel e retire toda a sujeira a seco, depois use detergente neutro com água, caso haja muita crosta, será necessário usar querosene ou óleo diesel com um pincel. Tome cuidado para que a sujeira diluída, não caia na caixa central, para isso, se possível use o artifício de trabalhar com a bicicleta deitada de lado, ou então limpe somente com pano úmido.
Retire a roda, pois isto levaria os detritos para o interior da catraca e do cubo.
Utilize o mesmo procedimento descrito acima.
Segure a corrente e puxe-a para fora do prato, se esta ceder sem oferecer resistência contrária, e exibir os dentes do prato, deve ser feita a substituição. Em geral quando se substitui a corrente, faz-se também a substituição da catraca (pinhão), para que haja um ajuste adequado entre os dois.
Verifique o desgaste dos dentes do prato, se estiverem curvos nas pontas no sentido da força de tração da corrente e com as pontas afinadas, o prato deve ser substituído.
Não use pratos gasto, pois o nível de segurança é crítico, quando for preciso fazer força (no caso de um sprint, os dentes da corrente podem pular do prato causando quedas.
Verifique sempre o estado da catraca, só a mantenha se os seus dentes ainda estão preservados sem, deformação. Se o conjunto for do tipo indexado, todo o conjunto deve ser substituído e todas as peças compatíveis, sempre todas da mesma marca.
Pendure a sua bike, faça um chekup no seu câmbio, tanto o traseiro, com o dianteiro, verifique se existem folgas, pois isso dificulta muito a precisão durante a troca de marchas. Verifique o estado das roldanas do câmbio traseiro, se estiverem gastas, deve ser feita a substituição.
Existem dois parafusos, tanto no câmbio traseiro,(1 e 2) como no dianteiro, a função desses parafusos é limitar a ação do câmbio, tanto para cima, como para baixo, em geral tem a letra "H"(high) para cima e "L"(low) para baixo
Para cima - pinhão maior: Ajustar o parafuso para que a corrente não caia entre os raios e a catraca, o que em geral causa grandes estragos. Faça agora o ajuste fino na regulagem que existe no próprio câmbio, na parte que o cabo se insere. No caso dos câmbio indexados deve-se fazer o ajuste "fino" (3) verificando todas as trocas.
Para baixo - pinhão menor: com a corrente na coroa menor no caso das estradeiras e na intermediária no caso das Mtb. Deixe que a corrente desça até o pinhão menor, faça ainda uma análise visual por trás para verificar o alinhamento do câmbio, se este esta bem encaixado, aperte (somente encostando) o parafuso, para que a corrente não caia entre o pinhão e a gancheira.
Verifique o tamanho da corrente. (1) Com a corrente na coroa maior e no pinhão menor o parafuso superior e o inferior devem estar alinhados em uma reta perpendicular ou solo.
Como Regular: Tomemos como exemplo os freios cantilever e os V-Brake, muito usado nas Mtb comerciais e híbridas.
São mais difíceis de serem regulados se compararmos com os tradicionais side-pull das estradeiras, pois somente ajustar a tensão do cabo não soluciona o problema, é preciso ajustar a "cambagem", que é a forma como as duas sapatas tocarão na parede do aro. Procure manter 90º entre os cabos.
Fonte: geocities.yahoo.com.br