Apelido da figura formada quando restam os pinos 7-10. É o " split" mais difícil para se fechar o "spare", porém o seu fechamento não é impossível. Alguns jogadores já conseguiram esse feito geralmente usando a tabela lateral.
Apelido da figura formada quando restam os pinos 4-6-7-10. (em inglês: big ears ou big four ou golden gate)
Total geral da pontuação de todas as partidas disputada no evento. Geralmente é usado para classificar individualmente o atleta, somando-se todas as partidas disputadas, independentemente das fases do evento (que podem ser: individual, duplas, tercetos, quartetos, quintetos, sextetos ou times)
Área anterior à pista até a linha de falta, onde o jogador caminha fazendo os movimentos para o arremesso.
jogada de efeito em que a bola lançada com o braço direito faz uma curva à direita, ou quando lançada com o braço esquerdo faz uma curva à esquerda.
figura formada quando restam dois pinos para a segunda jogada (podem ser os pinos 2-7 ou 3-10).
pontos do jogador ausente numa rodada de um torneio ou campeonato. Geralmente considera-se a média do jogador menos 10 pontos.
alerta do fiscal de pista ou de outro jogador quando percebe que falta algum pino no lançamento da primeira bola, invalidando a jogada.
break point espaço onde a bola jogada com efeito "prende-se" à pista fechando a sua trajetória em direção ao "pocket".
quando se consegue três "strikes" consecutivos no fechamento da linha.
depressão que existe à esquerda e à direita da pista, destinada a evitar que a bola invada as pistas vizinhas.
quando se consegue dois "strikes" consecutivos.
uma partida de exatamente 200 pontos conseguida através de "strikes" e "spares" alternados.
quando a bola atinge o pino frontalmente, geralmente resulta em "split" ou "furo"
quando se consegue cinco "strikes" consecutivos.
quando se consegue quatro "strikes" consecutivos.=
cada uma das dez jogadas possíveis, cada "frame" permite a jogada de até duas bolas (se fizer "strike" na primeira bola lançada muda-se de "frame"). O décimo "frame" permite três bolas desde que se consiga primeiramente um "strike" ou um "spare"
errar totalmente o(s) pino(s). (em inglês "open" ou "miss")
vantagem numérica utilizada para haver equilíbrio entre jogadores de níveis diferentes, resultante de um cálculo segundo uma fórmula que varia conforme as regras do evento.
jogada de efeito em que a bola lançada com o braço direito faz uma curva à esquerda.
denominação das bolas de boliche destinada ao público pelos centros de boliche in a row ("* na fila" ou "em seguida") mensagem que aparece em alguns monitores do sétimo ao décimo-primeiro "strikes" consecutivos.
figura que resulta da posição de dois pinos, um atrás do outro, restantes após o primeiro lançamento (podem ser os pinos 1-5 ou 2-8 ou 3-9).
partida ou jogo (game).
quando se consegue completar uma linha somente com "strikes" e/ou "spares".
quando se consegue completar uma linha somente com "strikes". O máximo que se consegue numa mesma linha são DOZE "strikes", embora tenha 10 frames, o décimo "strike" consecutivo numa mesma linha dá o bônus de mais 2 jogadas extras. A pontuação máxima, sem "handicap", é de 300 pontos.
apelido do pino que atravessa o pin-deck depois dos demais. Por sorte, às vezes, esse pino derruba o último pino em pé.
Denominação do jogador que participa de uma ou mais rodadas de um torneio, porém sem que sua pontuação seja considerada na classificação. Geralmente o "pacer" substitui alguém para completar o grupo e não alterar o ritmo de jogo.
movimento realizado para lançamento lançamento da bola.
área localizada no final da pista, onde ficam os 10 pinos montados em formato triangular
apelido do pino 1. Diz-se que o jogador erra a jogada quando a primeira bola não atinge o pino 1.
diz-se quando a bola "encaixa" com precisão entre entre os pinos 1-3, quando o jogador é destro ou 1-2 quando é canhoto.
quando restam dois pinos próximos um do outro e a segunda bola acerta apenas o pino da frente.
denominação de um torneio classificatório, normalmente destinado a selecionar um grupo de jogadores que irão participar de outro evento.
figura formada quando restam pinos separados por distancia maior, o que torna obrigatório o lançamento de um ou mais pinos sobre o(s) outro(s). (por exemplo: 4-10, 6-7, 5-7, 5-10, 2-10, 2-4-10 etc) * vide "split"
sistema de disputa no qual cada jogador joga contra todos os outros conforme uma tabela escalonada
quando se consegue seis "strikes" consecutivos.
derrubar os pinos restantes na segunda jogadas (seu símbolo é um travessão "/").
figura formada quando restam pinos afastados um do outro (exceto quando um deles é o pino 1), dificultando o fechamento do "spare".
Obs.: em alguns monitores tal jogada é sinalizada por um retângulo ou círculo vermelho em volta do número de pinos derrubados na primeira jogada.
figura formada quando restam dois pinos paralelos sendo possível derrubá-los passando a bola entre os dois (podem ser os pinos 2-3 ou 4-5 ou 5-6 ou 7-8 ou 8-9 ou 9-10).
denominação da pontuação obtida sem o acréscimo do "handicap"
derrubar todos os dez pinos na primeira jogada
(seu símbolo é a letra xis "X ").
quando se consegue três "strikes" consecutivos (em inglês" turkey" significa "peru", daí surgir em alguns monitores de vídeo o desenho dessa ave).
Figura formada quando restam os pinos 1-2-4-10 ou 1-2-10 para os destros ou 1-3-6-7 ou 1-3-7 para os canhotos.
Fonte: www.boliche.com.br
1001: Quando restam apenas os pinos 7 e 10 após a primeira jogada, resultando no split mais difícil para se conseguir o spare
2002: Quando restam os pinos 4, 6, 7 e 10 após a primeira jogada
Approach: Área localizada antes da pista, onde o jogador executa o arremesso
Back up: Jogada de efeito em que a bola faz uma curva para o lado do braço que foi lançada
Bola morta: Jogada invalidada ao ser descoberto que está faltando um pino no lançamento da primeira bola
Broche de ouro: Quando se consegue três strikes consecutivos na última rodada
Canaleta: Depressão que existe nas duas laterais da pista
Deck dos pinos: Área no final da pista, onde ficam os 10 pinos
Double: Dois strikes consecutivos
Dutch 200: Partida de exatamente 200 pontos conseguida através de strikes e spares alternados
Falta: É marcada quando o jogador pisa na linha na hora do arremesso
Five bagger: Cinco strikes consecutivos
Four bagger: Quatro strikes consecutivos
Frame: Como é chamada cada uma das dez jogadas
Fritar: Errar totalmente os pino
Hook: Jogada de efeito em que a bola lançada com o braço direito faz uma curva à esquerda
House ball: Bola fornecida pelo boliche
João e Maria: Quando um pino fica atrás do outro após o primeiro lançamento
Leitura de pista: Como o atleta 'acha' o jeito certo do arremesso em cada pista
Partida perfeita: Quando o jogador consegue marcar strikes em todas as jogadas, totalizando 300 pontos (12 strikes)
Partida real: Quando o jogador consegue marcar strike ou spare em todos os frames
Pêndulo: Movimento realizado para o lançamento da bola
Pino mestre: Nome dado ao pino número 1
Poff: Quando restam dois pinos próximos um do outro e a segunda bola acerta apenas o pino da frente
Six pack: Seis strikes consecutivos
Spare: Quando o atleta derruba os dez pinos após a segunda jogada
Split: Quando após a primeira jogada restam pinos afastados um do outro, exceto quando um deles é o pino 1
Strike: Quando o atleta derruba os dez pinos na primeira jogada
Turkey: Três strikes consecutivos
Fonte: esporte.uol.com.br
1001: apelido da figura formada quando restam os pinos 7-10. É o "split" mais difícil para se fechar (fazer "spare"), porém o seu fechamento não é impossível. Alguns jogadores já conseguiram esse feito geralmente usando a tabela lateral
2002: apelido da figura formada quando restam os pinos 4-6-7-10. (em inglês: "big ears" ou "big four" ou "golden gate")
"all events": total geral da pontuação de todas as partidas disputada no evento. Geralmente é usado para classificar individualmente o atleta, somando-se todas as partidas disputadas, independentemente das fases do evento (que podem ser: individual, duplas, tercetos, quartetos, quintetos, sextetos ou times)
"approach": área anterior à pista até a linha de falta, onde o jogador caminha fazendo os movimentos para o arremesso
"back up": jogada de efeito na qual a trajetória da bola lançada com o braço direito faz uma curva à direita, ou quando lançada com o braço esquerdo faz uma curva à esquerda
"baby split": figura formada quando restam dois pinos para a segunda jogada (podem ser os pinos 2-7 ou 3-10)"baby" porque a distância entre estes pinos é menor do que o diâmetro da bola, tornando possível derrubá-los fazendo a bola passar entre eles
"blind": pontos do jogador ausente numa rodada de um torneio ou campeonato. Geralmente considera-se a média do jogador menos 10 pontos
bola morta: alerta em voz alta dada pelo fiscal de pista ou outro jogador quando percebe que falta algum pino no lançamento da primeira bola, invalidando a jogada
"break point": espaço onde a bola jogada com efeito "prende-se" à pista fechando a sua trajetória em direção ao "pocket"
broche de ouro: quando se consegue três "strikes" consecutivos no fechamento da linha
canaleta: depressão que existe à esquerda e à direita da pista, destinada a evitar que a bola invada as pistas vizinhas
"double" ("duque" ou "ligue"): quando se consegue dois "strikes" consecutivos
"dutch" 200: uma partida de exatamente 200 pontos conseguida através de "strikes" e "spares" alternados
encarar: quando a bola atinge o pino 1 frontalmente, geralmente resulta em "split" ou "furo"
"five bagger" (ou "quina-ligue"): quando se consegue cinco "strikes" consecutivos
"four bagger" (ou "quadri-ligue") quando se consegue quatro "strikes" consecutivos
"frame": cada uma das dez jogadas possíveis, cada "frame" permite a jogada de até duas bolas (se fizer "strike" na primeira bola lançada muda-se de "frame"). O décimo "frame" permite três bolas desde que se consiga primeiramente um "strike" ou um "spare"
fritar ou furar: errar totalmente o(s) pino(s). (em inglês "open" ou "miss")
"handicap"(hdp): vantagem numérica utilizada para haver equilíbrio entre jogadores de níveis diferentes, resultante de um cálculo segundo uma fórmula que varia conforme as regras do evento
"hook": jogada de efeito em que a bola lançada com o braço direito faz uma curva à esquerda
"house ball": denominação das bolas de boliche destinadas ao público, pelos centros de boliche
"in a row" ("na fila" ou "em seguida"): mensagem que aparece em alguns monitores do sétimo ao décimo-primeiro "strikes" consecutivos
João e Maria: figura que resulta da posição de dois pinos, um atrás do outro, restantes após o primeiro lançamento (podem ser os pinos 1-5 ou 2-8 ou 3-9) os americanos chamam o pino escondido e esta figura de "mother in law" = "sogra"
linha: partida ou jogo ("game")
linha ou partida real: quando se consegue completar uma linha somente com "strikes" e/ou "spares"
linha ou partida perfeita ou 300: quando se consegue completar uma linha somente com "strikes". O máximo que se consegue numa mesma linha são DOZE "strikes", embora tenha 10 frames, o décimo "strike" consecutivo numa mesma linha dá o bônus de mais 2 jogadas extras. A pontuação máxima, sem "handicap", é de 300 pontos
mensageiro ou pescador: apelido do pino que atravessa o pin-deck depois dos demais. Por sorte, às vezes, esse pino derruba o último pino em pé
"pacer" (pronuncia-se "pêicer"): denominação do jogador que participa de uma ou mais rodadas de um torneio, porém sem que sua pontuação seja considerada na classificação ou premiação. Geralmente o "pacer" substitui alguém para completar o grupo e não alterar o ritmo de jogo
pêndulo: movimento realizado para lançamento lançamento da bola
"pin deck": área localizada no final da pista, onde ficam os 10 pinos montados em formato triangular
pino mestre: apelido do pino 1. Diz-se que o jogador erra a jogada quando a primeira bola não atinge o pino 1
"pocket" (em inglês significa "bolso") diz-se quando a bola "encaixa" com precisão entre entre os pinos 1-3, quando o jogador é destro ou 1-2 quando é canhoto
"poff": quando restam dois pinos próximos um do outro e a segunda bola acerta apenas o pino da frente
"qualifying": denominação de um torneio classificatório, normalmente destinado a selecionar um grupo de jogadores que irão participar de outro evento
"railroad": figura formada quando restam pinos separados por distancia maior, o que torna obrigatório o lançamento de um ou mais pinos sobre o(s) outro(s). (por exemplo: 4-10, 6-7, 5-7, 5-10, 2-10, 2-4-10 etc) * vide "split"
"round robin": sistema de disputa no qual cada jogador joga contra todos os outros conforme uma tabela escalonada
"six pack": (ou "sena-ligue") quando se consegue seis "strikes" consecutivos
"spare": derrubar os pinos restantes na segunda jogadas (seu símbolo é um travessão "/")
"split": figura formada quando restam pinos afastados um do outro (exceto quando um deles é o pino 1), dificultando o fechamento do "spare". Obs.: em alguns monitores tal jogada é sinalizada por um retângulo ou círculo vermelho em volta do número de pinos derrubados na primeira jogada
"split" garaginha: figura formada quando restam dois pinos paralelos sendo possível derrubá-los passando a bola entre os dois (podem ser os pinos 2-3 ou 4-5 ou 5-6 ou 7-8 ou 8-9 ou 9-10)
"scratch": denominação da pontuação obtida sem o acréscimo do "handicap"
"strike": derrubar todos os dez pinos na primeira jogada(seu símbolo é a letra xis "X ")
"turkey" ("tri-ligue" ou "peru"): quando se consegue três "strikes" consecutivos (em inglês" turkey" significa "peru", daí surgir em alguns monitores de vídeo o desenho dessa ave)
"washout": figura formada quando restam os pinos 1-2-4-10 ou 1-2-10 para os destros ou 1-3-6-7 ou 1-3-7 para os canhotos
Fonte: pt.wikipedia.org