EQUIPAMENTOS DO HÓQUEI NO GELO

13-08-2010 10:37

Assim como outros aspectos do jogo, o equipamento usado pelos jogadores também evoluiu através das décadas. No início, o único "equipamento" usado era uma blusa de lã com gola rolê e um par de botas de couro com lâminas atadas a elas. Os tacos eram esculpidos em pesados pedaços de madeira.

Os goleiros foram os primeiros a adotar proteção, pois eles se atiravam na frente do disco. No início, os goleiros não podiam cair no gelo para fazer as defesas. Para proteger suas pernas, eles usavam joelheiras de couro ou de pele de cavalo com enchimento de esponja ou de pelo de veado. Uma vez encharcadas de água, as joelheiras ficavam muito pesadas.

Os outros jogadores começaram a usar perneiras acolchoadas, e na década de 20, a maioria dos jogadores usava luvas acolchoadas ou manoplas e calças acolchoadas. Os patins foram substituídos por botas com lâminas permanente.

A maior evolução ocorreu nos equipamentos para goleiros. Até os anos 40, eles usavam as mesmas luvas que os jogadores. Um goleiro chamado Emile Francis usou uma luva de jogador de primeira base em um jogo e a liga aprovou. Ele também começou a prender uma cunha de borracha na outra luva. Esses designs primitivos iriam se tornar a luva e o bloqueador usados pelos goleiros modernos.

Surpreendentemente, apesar de encararem lançamentos muito rápidos e sofrerem repetidos machucados, os goleiros não usavam nenhum tipo de proteção facial até o final dos anos 50. Clint Benedict usou um escudo de couro após sofrer um ferimento sério no rosto em 1930, mas a idéia logo foi descartada.


Dany Heatley, ala direita, do Atlanta Thrashers

Jacques Plante é considerado o verdadeiro pai da máscara de goleiro. Ele projetou e construiu sua própria máscara e começou a usá-la nos treinos, mas seu treinador não o deixou usar nos jogos. No dia 1º de novembro de 1959, Plante foi atingido por um disco e precisou levar pontos. Ele se recusou a voltar ao jogo sem a máscara. Conseqüentemente, outros goleiros começaram a usá-la. O último goleiro a jogar sem proteção foi Andy Brown do Pittsburgh Penguins, que ainda defendia os discos com o rosto, em 1973.

As máscaras de fibra de vidro ainda deixavam os goleiros machucados, pois ela ficava muito próxima do rosto dos jogadores. Por muitos anos foi usada uma máscara que perecia uma gaiola de arame. Mais tarde, um projeto híbrido foi feito tirando um pedaço da frente das antigas máscaras de fibra de vidro e cobrindo-a com a gaiola. Este projeto é o mais usado, atualmente.

Finalmente, nos anos 70, os jogadores começaram a usar capacetes. O perigo de ferimentos graves na cabeça e as regras da NHL para que todos os novos jogadores usassem capacetes, fez da estrela do hóquei sem capacete uma espécie em extinção. Em 1997, o último jogador sem capacete se aposentou e a "espécie" se tornou extinta.

Equipamento moderno

O equipamento atual do hóquei vem da alta tecnologia. Materiais sintéticos ultra leves substituíram os pesados acolchoamentos e o couro. O Kevlar (em inglês) (o material usado em coletes à prova de balas) é popular, assim como o Clarino, material japonês leve e que não absorve água. Espumas especiais são costuradas nas perneiras para absorver os impactos e tirar o disco da pista. Os capacetes são feitos de policarbonato de plástico leve. A camada de fora fornece proteção e o revestimento interno fornece acolchoamento extra e conforto.

As pesquisas e os desenvolvimentos das perneiras de goleiros são surpreendentes. Cada superfície da proteção é projetada para defender o disco de algum jeito, dependendo do estilo do goleiro. Até a arte gráfica nas proteções pode ser projetada para criar a ilusão de que existe uma certa distância para o jogador arremessar. Hoje, os goleiros são totalmente blindados, nenhuma parte da frente dos seus corpos fica desprotegida e seu equipamento é muito mais leve.

O taco

Nos anos 60, Stan Mikita e Bobby Hull do Chicago Blackhawks projetaram a lâmina curva. Isso deu energia e levantamento para os arremessos e logo virou procedimento padrão.

A tecnologia de ponta dos tacos é um composto feito de Kevlar e carbono. Poucos jogadores usam tacos de madeira hoje em dia, ainda que haja discussão sobre as vantagens dos tacos compostos. Alguns alegam que eles oferecem poucos benefícios para os arremessos, são muito caros e quebram facilmente. Por outro lado, muitos jogadores juram que os novos tacos dão mais força aos arremessos.


© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode