COMO FUNCIONAM OS PINOS DO BOLICHE

10-11-2010 22:39

Quando os pinos caem

Um super boliche

O National Bowling Stadium em Reno, no Estado de Nevada - o "Taj Mahal dos Dez Pinos" - tem 78 pistas, um cinema IMAX e a maior tela de cinema disposta ao final das pistas.

O armador de pinos fica ao final da pista, aguardando o jogador lançar a bola para marcar pontos. Um armador Brunswick GSX, que veremos neste artigo, é um dos mais novos lançamentos da indústria do boliche.

Ele é formado por quatro partes:
  • varredor
  • elevador de pinos
  • distribuidor de pinos
  • mesa de pinos

Juntas, são mais de 4 mil peças que recolocam os pinos depois de lançada a bola!

Como Funcionam dos Pinos do Boliche

Um armador de pinos automático funciona com um total de 20 pinos, duas vezes o número necessário para uma jogada.

Ele trabalha em ciclos, definindo procedimentos que são executados depois do lançamento de uma bola. Para poder reagir adequadamente, o armador precisa saber exatamente o que ocorreu na pista, se houve um "strike" ou alguma bola foi para a canaleta. Os aparelhos mais modernos possuem interface com uma pequena câmera CCD, colocada no final da pista.

A câmera capta de modo rápido exatamente onde os pinos caíram e transmite a informação para o armador. Nos aparelhos mais antigos, essa função era desempenhada pela própria máquina.

Ela ia até a pista e utilizava "pinças" para verificar quais pinos estavam caídos. Os armadores mais novos ainda têm "pinças" como reserva para a câmera CCD, que são usadas nas situações em que a câmera não funciona apropriadamente.

O próximo passo depende exatamente do que ocorre na pista. Vamos examinar o ciclo que normalmente ocorre quando jogadores amadores de boliche estão na pista, chamado ciclo da "primeira bola - pinos em pé". Esse ciclo ocorre quando o jogador, na primeira rodada, derruba até nove pinos.

O armador precisa realizar três tarefas distintas:
  • levantar os pinos que ficaram na pista;
  • varrer a "madeira morta" (pinos que caíram, mas que ainda estão na pista);
  • colocar os pinos de volta à pista para dar uma outra chance para o jogador derrubá-los.

O processo é iniciado depois que o jogador lança a bola na pista.

Uma bola é detectada pelo sensor localizado a alguns metros em frente aos pinos, que trabalha com uma defasagem de um ou dois segundos para permitir que a bola acerte os pinos e termine no fosso antes que o armador comece seu trabalho. O fosso é a área logo atrás do rack de pinos e recebe o impacto inicial da bola e dos pinos que foram acertados.

O varredor abaixa em posição de "guarda" na frente dos pinos. Ele é uma placa retangular de metal que se estende na parte inferior na frente dos pinos para proteger o armador de quaisquer bolas que possam ser jogadas durante o ciclo. Também protege de quaisquer bolas extras jogadas na pista.
Uma vez que a pista esteja segura, o armador pode levantar os pinos restantes.

A mesa de pinos, formada por dez orifícios grandes o bastante para encaixar um pino, é abaixada sobre sua parte superior.

Uma vez que o armador (com ou sem a ajuda da câmera CCD) percebe que existem entre um e nove pinos restantes, essa informação é enviada ao programa de marcação de pontos e as pinças de posicionamento são fechadas ao redor dos pinos por meio de um solenóide.

A mesa de pinos se levanta outra vez com os pinos restantes presos às pinças.

Agora que os pinos restantes estão fora é hora de excluir os pinos que ficaram na pista.

Fora com o velho

O próximo passo é varrer a "madeira morta". O varredor que permanece em posição de "guarda" é empurrado para trás e para a frente uma vez para varrer os pinos derrubados que estão ainda na pista. Esses pinos são, então, movidos por uma correia transportadora de volta ao elevador de pinos. Eles serão usados nas tacadas futuras.

Uma vez que o varredor está em posição de guarda, a mesa de pinos se abaixa (lembre que os pinos restantes estão seguros pela pinça da mesa nesse momento).

Quando os pinos estão de volta à pista, um interruptor é automaticamente acionado, abrindo as pinças e, dessa forma, os pinos restantes permanecem na pista à medida que a mesa sobe de volta à sua posição inicial.

Uma vez suspensa a mesa, os interruptores das pinças de posicionamento são acionados, permitindo que dez pinos no elevador preencham a mesa de pinos antes da próxima tacada. Como é a segunda bola que está se aproximando, a mesa de pinos não precisa retirar os pinos remanescentes outra vez, portanto, pode trabalhar enquanto o jogador faz a segunda rodada.
O pré-carregamento da próxima tacada de pinos pode ser feito somente em máquinas nas quais a câmera CCD é usada para marcar pontos e para a contagem de pinos. Caso contrário, a mesa precisa abaixar estando vazia depois que a segunda bola é lançada para fornecer a informação sobre a contagem dos pinos para a máquina automática de marcação de pontos.

A presença ou não de uma câmera, juntamente com os resultados da segunda bola, vai determinar o próximo ciclo. Considerando a existência de uma câmera, o próximo ciclo consiste em uma simples varredura dos pinos e a colocação de 10 novos pinos na pista para a próxima tacada. Todavia, vários outros ciclos são possíveis, incluindo ciclos pré-estabelecidos para pinos faltantes e pinos fora de alcance.

Os armadores de pinos mais novos têm características avançadas e ciclos que aceleram a jogada. A capacidade dos computadores nos novos aparelhos permite que as decisões sejam mais inteligentes, diminuindo os tempos de trabalho. Um exemplo desses avanços é o ciclo curto. Os ciclos curtos são ciclos específicos que ocorrem quando apenas o pinos 7 ou 10 é derrubado ou quando nenhum pino é derrubado. Nesses casos não existe a "madeira morta", e não é necessário o movimento de varredura. Isso não apenas economiza tempo, mas diminui o desgaste da máquina.

Vamos descobrir o que mais acontece nos bastidores.

Nos bastidores

As outras funções do armador não visualizadas pelo jogador são o acelerador de bolas e o elevador de pinos. O acelerador de bolas devolve a bola ao jogador na outra extremidade da pista por meio de um sistema parecido com uma correia transportadora.

Como Funcionam dos Pinos do Boliche
À esquerda, o elevador de pinos de um antigo armador GS

Depois de um lançamento, a bola e os pinos caídos ficam atrás da pista no fosso. Abaixo do fosso está a correia condutora chamada correia de transporte. Os pinos e a bola caem sobre essa correia e são transportados em direção ao elevador de pinos.

A bola de boliche se desvia em determinado ponto na correia de transporte, caindo por uma entrada especialmente projetada para a bola. Apenas a bola é pesada o bastante para acionar o sensor necessário para abrir a porta, e só ela pode atravessá-la. A bola é então empurrada através do sistema de transporte sob a pista, voltando para o jogador para a próxima rodada.

Como Funcionam dos Pinos do Boliche
O elevador de pinos levanta os pinos do fosso até o nível do distribuidor de pinos

Os pinos sobre a correia de transporte seguem em direção ao elevador de pinos. O elevador de pinos é formado por cerca de uma dúzia de bandejas montadas em duas correntes. Os pinos são conduzidos para as bandejas e elevados em direção ao distribuidor de pinos. O distribuidor está localizado sobre a mesa de pinos. Ele faz a colocação de novos pinos na mesa de forma que eles estejam prontos quando um novo rack for necessário.

Distribuidor de Pinos do Boliche
O distribuidor de pinos distribui os pinos sobre a mesa de modo que cada estação é preenchida

O distribuidor tem um mecanismo conhecido como interruptor "shark" (esse nome é porque seu formato lembra a boca de um tubarão) que articula a bandeja afunilada de um lado para o outro sobre as duas correias condutoras.

A posição do interruptor é determinada pelas peças eletrônicas no armador que sabem exatamente quando um pino é necessário. Cada uma das correias condutoras tem várias estações de pinos em que os pinos são colocados.

Os pinos são lançados fora da correia para as estações por batedores controlados pelo circuito eletrônico principal do armador (que determina onde é necessário um pino). Uma vez que os novos pinos foram carregados, a mesa gira, colocando os pinos na posição vertical e abaixando-os sobre a pista no momento adequado.

Distribuidor de Pinos do Boliche
Distribuidor de pinos de um antigo
modelo de armador GS visto de cima

Fonte: pt.wikipedia.org

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode