REGRAS DE SALTOS ORNAMENTAIS

03-11-2010 14:07

Existem três tipos de saltos ornamentais: trampolins de um metro e três metros e plataforma de dez metros. Nos Jogos, são disputados só o trampolim de três metros e a plataforma. As mulheres fazem, cada uma, cinco saltos; os homens saltam seis vezes. Ao fim de quatro etapas, o vencedor será aquele que somar o maior número de pontos.

Após cada salto, o árbitro faz um sinal aos juízes com o apito. Os sete juízes, que não se comunicam uns com os outros, imediatamente mostram suas notas, que variam de 0 a 10. Depois de apresentadas as notas, a mais alta e a mais baixa são eliminadas. O restante é somado e multiplicado pelo grau de dificuldade do salto.

Por exemplo: se um saltador recebe as notas 7, 8, 6, 5, 5, 5 e 4, o 8 e o 4 são jogados fora. A soma dos outros três, 15, é multiplicada pelo grau de dificuldade, que varia de 1,3 a 3,6.

Até 24 horas antes de se apresentar, o atleta deve mandar uma lista com os saltos que vai tentar na competição. Se o salto for diferente do anunciado, a nota é zero. Um mergulho feito em posição diferente da prevista recebe, no máximo, nota 2. Se a alguma posição do mergulho estiver errada, a nota é 4,5. Só se considera que o salto terminou depois que o corpo inteiro desaparece sob a superfície da água.

Sydney-2000 será a primeira Olimpíada em que haverá também o salto sincronizado, com dois atletas pulando ao mesmo tempo. Para a avaliação, serão nove juízes, em vez de sete, com quatro avaliando os atletas individualmente e cinco vendo a atuação em conjunto.

Fonte: www1.uol.com.br

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode