HISTÓRIA DO NADO SICRONIZADO

03-11-2010 13:52

A origem do nado sincronizado é controvertida. Não há dados incontestáveis a respeito de onde e quando começou a ser praticado. No entanto, acredita-se que tenha sido originado da natação artística, que, por sua vez surgiu do balé aquático. Vickers (1965) é de opinião que o citado esporte surgiu de formas simples de acrobacias na água, utilizando a música como fundo, e era conhecido pelo nome de Balé Aquático ou Natação Rítmica, como o ballet não era considerado esporte porque deixava de lado a técnica para priorizar a plasticidade dos movimentos, com o tempo, foi surgindo a necessidade de aperfeiçoamento para que as coreografias fossem cada vez melhor executadas.

A NS tinha o nome da Natação Artística e englobava duas disciplinas - a natação sincronizada e o balé aquático.O termo "Natação Sincronizada" foi citado pela primeira vez por Norman Ross, na primeira feita mundial de Chicago, em 1934 (Jones & Lindeman, 1975). Vickers acredita que este nome surgiu com a evolução técnica do desporto, quando este partiu para a competição. Jones & Lindeman relatam que a atividade passa a ser competitiva em 1939, por idéia de Frank Havlicek apoiado por Katherine Curtis e Lorder Hayes, do Wright Junior College. Para tal, criou as primeiras regras.Segundo Berliaux (1974), em 1945, Esther Willians divulga a NS através do filme "Bathing Beauties". Rackhan (1980) cita que em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, um grupo americano apresenta-se com figuras novas, sincronizando os movimentos com a música. Após este acontecimento são criadas ainda em 52 as regras pela Federação Internacional de Natação Amadora (FINA). Em 1955 foi aceito como desporto competitivo nos Jogos Pan-Americanos na cidade do México.

A estréia do nado sincronizado nos Jogos Olímpicos foi em Londres-1948, mas como demonstração (não valia medalhas). Ele esteve presente nas cinco edições seguintes, até Cidade do México-1968.A estréia como esporte oficial foi em Los Angeles-1984. As atletas concorreram em duas modalidades, solo e dueto, e o pódio foi o mesmo para as duas: ouro para os Estados Unidos, prata para o Canadá e bronze para o Japão.Nos dois Jogos seguintes, as medalhas em solo e dueto foram dos mesmos países: em Seul-1988, Canadá em primeiro, EUA em segundo e Japão em terceiro; em Barcelona-1992, EUA em primeiro, Canadá em segundo e Japão em terceiro.Em Atlanta-1996, houve uma única disputa: por equipe. Mas o quadro de medalhas teve os mesmos representantes dos Jogos anteriores e os EUA ganharam sua quinta medalha de ouro em sete possíveis, o Canadá a sua quinta de prata, e o Japão, a sua sétima de bronze.Em Sydney- 2000, houve disputa por equipes e dueto, no dueto as russas ficaram com o ouro, o Japão com a prata e bronze foi para a França, o Brasil só teve representantes no dueto e ficaram em 12º lugar; por equipes o ouro ficou também com a Rússia, com isso, o time consegue quebrar um tabu no nado sincronizado. Além de ganhar pela primeira vez na história uma medalha nesta modalidade, a Rússia ainda foi a primeira equipe a conseguir quebrar a hegemonia de canadenses, japoneses e norte-americanos; a prata foi para o Japão e o bronze ficou para o Canadá.O Rio de Janeiro foi o berço da modalidade no país.Não há no Brasil uma data precisa para o início da prática do nado sincronizado, mas sabe-se que a professora Maria Lenk organizou um grupo de balé aquático sem fins competitivos na Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil, no Rio, em 1943.A primeira competição aconteceu na Associação Cristã de Moços do Rio, em 28 de julho de 1948, novamente sob a organização da professora Maria Lenk. A fase competitiva do esporte começou em 1954, durante os Jogos da Primavera, na antiga piscina do Fluminense.

As regras foram traduzidas para o português pela primeira vez em 1957.Quando o nado sincronizado estreou como esporte oficial, Los Angeles-1984, o Brasil já tinha certa tradição e estava lá, representado pelas irmãs Paula e Tessa Carvalho, que terminaram na 13ª colocação; Paula foi a 11ª no individual - até hoje a melhor participação do país.Em Seul-1988, Paula Carvalho voltou a competir e ficou em 15º. Erica MacDavid e Eva Riera participaram no dueto e foram as 12ª. Em Barcelona-1992 foi a vez de Cristiana Lobo e Fernanda Camargo, no dueto, alcançarem o 15º lugar.A partir de Atlanta-1996, passou a existir um Pré-Olímpico, e foi a primeira vez que o Brasil não participou. Em Sydney-2000, as irmãs Carolina e Isabela de Morais, que ficaram em 14º lugar no Pré-Olímpico de Sydney, em abril, competem no dueto.Com a vinda da NS canadense ao Brasil em 1978, houve novamente motivação de dirigentes e professores da aquática carioca a reativar as competições da NS.As brasileiras conquistaram a primeira medalha no Pan e ascenderam no ranking mundial, o que fez crescer o interesse pela modalidade. No dueto as gêmeas Carolina e Isabela de Moraes são as maiores representantes atualmente do Brasil, e ficaram entre as doze melhores do mundo na Olimpíada de Sydney.Mas a julgar pela procura que a modalidade vem despertando, a renovação pode ser mais rápida do que se poderia imaginar. Desde a medalha do Pan, cresceu a exposição à mídia da modalidade. Os reflexos foram quase que imediatos, que uma semana depois do Pan, muita gente procurou as academias de natação atrás dessa modalidade, e agora com a boa apresentação que tivemos nas olimpíadas, a procura deve crescer ainda mais. Rússia supera EUA e é a nova potência do esporte.

As norte-americanas têm um retrospecto invejável nos Jogos Olímpicos: das sete vezes em que o esporte valeu medalha, as norte-americanas conseguiram cinco ouros e duas pratas. Entretanto, suas principais atletas se aposentaram depois de Atlanta, e a hegemonia não existe mais. Pode ser a primeira vez que uma das provas do nado sincronizado não conte com uma norte-americana no pódio.Se nos sete primeiros Mundiais todos os 21 ouros (solo, dueto e equipe) foram divididos entre EUA e Canadá, no último, em 1998, foi consolidada uma nova potência do nado sincronizado: a Rússia foi a vencedora nas três categorias. Para aumentar seu favoritismo, as russas são as atuais campeãs do Pré-Olímpico, da Copa do Mundo e dos Jogos da Amizade em todas as modalidades do esporte.Dois países correm por fora: Japão e França. As japonesas conquistaram sete medalhas de bronze em Jogos Olímpicos. Para Sydney-2000, chegam com mais força e chances de resultados melhores: pegaram o segundo lugar nas duplas e por equipe no Pré-Olímpico deste ano e no Mundial em 1998.Se não chega a ter um retrospecto tão impressionante quanto EUA, Rússia e Japão, a França vem crescendo nas últimas competições e tem no currículo o terceiro lugar no Pré-Olímpico em duplas e o quinto por equipe.

Nado Sincronizado

O Nado Sincronizado é a mais jovem das modalidades olímpicas de piscina. A estréia do esporte em uma Olimpíada ocorreu em Los Angeles 1984. Pouco tempo depois, a modalidade começou a ser praticada em São Paulo. Nos últimos anos, as paulistas passaram a rivalizar com as cariocas nos campeonatos brasileiros.

E não foi surpresa a convocação de diversas brasileiras para o último mundial. O dueto das gêmeas Isabela e Carolina de Moraes (Paineiras) passou a ser referência obrigatória quando se fala em Nado Sincronizado.

Mas São Paulo quer mais. Para isso criou há alguns anos o programa Primeiros Passos, que visa difundir a modalidade e, com isso, aumentar o número de praticantes.

Os resultados têm surgido a tal ponto que nessa temporada foi possível realizar um campeonato paulista.

O Nado Sincronizado é disputado sob três formas:

Solo ( um atleta )

Dueto ( duas atletas )

Conjunto ( quatro à oito atletas )

Exige-se das praticantes uma técnica aprimorada em suas coreografias, que ocorrem em sintonia com o som sub-aquático.

As atletas são avaliadas sob duas formas, em figuras e rotina livre. Na parte de figuras, a avaliação tem como base a técnica e a execução dos movimentos exigidos. As rotinas são livres.

Fonte: www.aquaticapaulista.org.br

hISTÓRIA DO NADO SINCRONIZADO


Equipe brasileira se apresenta no Pan de Winnipeg, no Canadá, em 1999

O nado sincronizado teve origem na Europa, no final do século 19, com demonstrações de habilidades acrobáticas dentro d'água nos intervalos das competições da natação. Esporte exclusivo de mulheres hoje em dia, começou a ser praticado por alemães, numa disputa masculina em Berlim, em 1891. Existem, porém, registros de que algumas representações artísticas sobre guerras na antiga Grécia eram celebradas com manifestações semelhantes ao nado sincronizado.

Antes de se converter em esporte, e posteriormente em modalidade olímpica, o nado sincronizado era apresentado em espetáculos aquáticos com acrobacias nos Estados Unidos. Em 1907, a australiana Annette Kellermen tornou-o conhecido, dançando debaixo d'água num tanque de vidro, em Nova York.

Posteriormente, a modalidade foi melhorada e desenvolvida por Katherine Curtis, que incluiu figuras feitas n'água por equipes de nadadoras acompanhadas por música, chamadas de Sereias Modernas. A inovação alcançou o auge de popularidade nas décadas de 40 e 50, quando os filmes musicais dos estúdios MGM, estrelados pela nadadora Esther Williams, fizeram sucesso no mundo todo. O mais famoso foi "Escola de Sereias".

O nome do esporte se originou em 1933, durante a Feira de um Século do Progresso, realizada na cidade norte-americana de Chicago. Durante o evento, após uma apresentação dos alunos de Katherine Curtis, o nadador medalhista de ouro Norman Ross cunhou o termo "nado sincronizado".

O formato atual foi desenvolvido quase na mesma época pelo estudante Frank Havlicek, que estabeleceu as primeiras regras. O nado sincronizado é um dos poucos esportes olímpicos em que participam apenas mulheres - os outros são a ginástica rítmica e o softbol.

Presente nos Jogos de Helsinque-1952 até os do México-1968 como esporte de exibição, o nado sincronizado começou a ser disputado oficialmente em 1953, no Campeonato Mundial de esportes aquáticos. Dois anos depois, entrou no programa dos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México.

Fonte: esporte.uol.com.br

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode