Instrumento utilizado para a troca de marchas. Veja rapid fire e grip shift.
Mala para levar as bagagens dos ciclistas.
Peça circular, parte integrante da roda, responsável pela fixação da câmara e do pneu.
Extensão do guidão, utilizada para otimizar a força do ciclista durante uma subida.
"Bicicleta" em inglês.
"Ciclista" em inglês.
Peça responsável por prender a roda ao quadro e ao garfo. Consiste em um mecanismo que permite a retirada do conjunto da roda sem o auxílio de ferramentas.
Manobra que consiste em retirar os dois pneus da bicicleta do chão sem o auxílio de rampa.
Forma de manter um movimento em um ritmo constante. No caso, manter o ritmo da pedala constante.
Localizado no lado frontal do quadro, é responsável pela junção da mesa e do garfo.
Objeto tubular confeccionado em borracha, colocado entre o aro e o pneu. Adiciona-se ar, inflando-a, de forma a permitir a rodagem.
Mecanismo responsável pela troca de marchas na bicicleta, acionados pela alavanca de câmbio. Existem dois tipos: o dianteiro, que realiza a passagem da corrente entre as coroas; e o traseiro, que realiza a passagem da corrente entre os pinhões do cassete.
Espécie de mochila, confeccionado com material impermeável, em que é adicionado água em seu interior, com um tubo que sai de sua extremidade superior até a região próxima à boca do ciclista. É utilizado para o fornecimento de água para o ciclista enquanto ele pedala.
Parte da bicicleta que sustenta o selim no quadro.
Tipo de freio em que duas hastes são acionados por cabos. Ao serem acionadas, as sapatas afixadas nestas hastes entram em contato com o aro, forçando a frenagem.
Recipiente plástico para o transporte de líquido, preso ao quadro por um suporte.
Conjunto de pinhões, que é afixado ao cubo traseiro.
Peça fixada na roda traseira por onde passa a corrente, fazendo a bicicleta andar.
Parte do quadro onde se aloja o eixo do movimento central. É o ponto do quadro sujeito a maiores esforços.
Instrumento eletrônico com funções diversas, como a medição de velocidade, distâncias, média de velocidade, odômetro e cronômetro. Um sensor magnético preso aos raios da roda, passa por um captador localizado no garfo. Este capta a passagem do sensor e envia o sinal para o ciclocomputador, que calcula o tempo da passagem do sensor para estimar as informações.
Forma de lazer que consiste no uso da bicicleta em viagens.
1. "Pedal sem pegador" em inglês. 2. Tipo de pedal que contém mecanismo que prendem a sapatilha. Basta um movimento para liberar a sapatilha do pedal.
Peça dentada localizada junto ao movimento central da bicicleta, responsável pela passagem da corrente. O ciclista imprime força ao pedal, que transmite a força à coroa, que em movimentos circulares, move a corrente, que transfere força para os pinhões, que por sua vez estão presos à roda traseira, gerando movimento.
Peça formada por elos, responsável pela transferência da força aplicada à coroa para os pinhões.
Liga de aço em que é adicionado cromo e molibdênio, criando uma material mais leve e resistente que o aço comum.
Modalidade disputada em pista mista, com vários competidores.
Parte integrante da roda, ela inclui um eixo que a prende ao quadro ou ao garfo. Ela afixa, através dos raios, o aro ao conjunto da roda.
1. "Descer o morro" em inglês. 2. Modalidade em que os competidores descem um percurso todo em declive.
Obstáculo natural ou artificial em forma de degrau, ou a descida de um obstáculo desse tipo.
Material plástico responsável pelo amortecimento de impactos na suspensão.
1. "Pedalar livremente" em inglês. 2. Forma de utilizar a bicicleta para vencer obstáculos e trilhas difíceis.
1. "Suspensão completa" em inglês. 2. Tipo de bicicleta dotada de suspensão dianteira e traseira, muito utilizada no downhill.
Local em que é fixado a roda ao quadro ou garfo, através da blocagem.
Peça semelhante a um garfo, que fixa a roda dianteira ao quadro, e responsável em parte para a dirigibilidade da bicicleta.
Tipo de alavanca de câmbio que se localiza próxima às manoplas. As trocas são feitas com movimentos giratórios, como num acelerador de motocicleta.
Peça tubular responsável pela direção da bicicleta. Nela se encontram fixadas normalmente o bar end, a manopla, a alavanca de câmbio e o manete, além do ciclocomputador. Ela é fixada ao quadro pela mesa.
"Rabo duro" em inglês, é um tipo de bicicleta sem suspensão traseira.
O mesmo que trip trail.
Forma de se antecipar às mudanças no terreno do percurso para evitar obstáculos ou calcular alguma manobra.
Chave com múltiplas funções.
Sistema de freio hidráulico.
Mecanismo manual para o acionamento dos freios, localizado no guidão, junto às alavancas de câmbio.
Peça plástica ou emborrachada tubular, por onde passa o guidão por dentro dela. Garante a empenhadura e o conforto do ciclista no manejo do guidão.
Peça tubular responsável pela fixação do guidão. Ela é presa ao quadro pela caixa de direção.
1. "Bicicleta de montanha" em inglês. 2. Tipo especial de bicicleta preparada para rodar em terrenos acidentados e com muitas subidas.
Peça localizada na extremidade inferior do quadro, responsável pela fixação dos pedivelas, e pelo movimento circular da pedalada.
Peça em que é colocado os pés para a transferência da força da pedalada para o conjunto de transmissão.
O mesmo que clipless pedal.
Pedalar de forma suave e cadenciada, sem movimentos bruscos.
Peça que liga o pedal à coroa.
Tira para prender os pés nos pedais simples.
Peça dentada que faz parte do cassete. Transmite a força de movimento da corrente para a roda traseira.
Guia de referência utilizado para percorrer um trajeto, através de informações colhidas por terceiros como a quilometragem, os pontos de referência e figuras que ilustram o tipo de terreno e outras referências.
Ato de mapear um percurso indicando os pontos referenciais para o correto acompanhamento de um trajeto.
Peça circular de borracha acoplada ao aro. Ao ser inflada pela câmara, ela se torna capaz de comportar o peso da bicicleta e do ciclista e facilitar a realização da rodagem.
porta-caramonhola
Suporte para caramonhola. Normalmente fixado através de parafusos, ou braçadeiras, ao tubo oblíquo do quadro.
Peça principal da bicicleta. Formada por vários tubos que criam uma geometria que propicie a utilização da bicicleta, ela integra vários componentes como a roda, garfo, canote, movimento central, caixa de direção, câmbios, e outros acessórios.
Vareta de aço de diâmetro bem reduzido que liga o aro ao cubo, garantindo a estabilidade e leveza na roda.
Tipo de alavanca de câmbio em que aciona a troca de marchas através do pressionamento de botões.
Combinação entre diferentes tipos de pinhões com as coroas através da corrente, resultando em diferentes movimentos de transmissão de força para a roda traseira.
Bicicleta sem nenhum tipo de suspensão.
Peça que permite a bicicleta rodar. Ela é composta por um aro, raios, cubo, pneu e câmara.
Peça de borracha ou plástico afixado nas hastes do freio. Em contato com o aro, cria uma resistência que gera a frenagem.
Tipo especial de calçado que tem um taquinho ou trava na sola, responsável por fixar o tênis ao pedal clip.
Peça em que o ciclista monta o seu corpo, garantindo estabilidade e conforto.
1. "Pista única" em inglês 2. Trecho de trilha muito estreito, onde somente é possível a passagem de um ciclista por vez.
1. "Rabo macio" em inglês. 2. Tipo de bicicleta que possui suspensão traseira, mas sem a presença de pivô junto ao movimento central. A flexibilidade do quadro, juntamente com a suspensão, garante um pequeno amortecimento na parte traseira do quadro.
1. "Correr a toda a velocidade" em inglês. 2. Forma de aumentar a velocidade repentinamente, para poder ultrapassar um adversário, normalmente momentos antes da linha de chegada.
Sistema de amortecimento que consiste em molas e elastômeros, ou câmaras de ar e óleo. As suspensões dianteiras são garfos com amortecimento em cada um de seus braços. A suspensão traseira consiste em um conjuntos de pivôs e junções que garantem liberdade de movimento à parte traseira do quadro.
Tipo de trava localizada na sola da sapatilha, que permite o rápido travamento do tênis no pedal clip.
É o conjunto de envolve os câmbios, corrente, cassete e coroas.
Caminho estreito e de pouco movimento, utilizado principalmente por animais ou cavaleiros.
Corrida de longa distância, de 25 a 40 quilômetros. Geralmente os competidores partem de uma cidade e chegam a uma outra.
1. "Aumentar de nível" em inglês. 2. Termo que designa a troca de componentes da bicicleta por outras de melhor qualidade.
1. "Subida de morro" em inglês. 2. Modalidade em que os competidores disputam uma corrida toda em subida.
Tipo de freio que consiste em duas longas hastes laterais (com sapatas) afixadas ao quadro, acionadas por cabo pela manete de freio. Elas tomaram o lugar dos freios cantilever.
Fonte: pt.wikipedia.org