TIPOS DE BICICLETAS

11-11-2010 13:00

Tipos de bicicletas  

Assim como ocorre com os automóveis, que possuem diferentes categorias, onde cada categoria possui características específicas ao seu uso, as bicicletas também são diferenciadas de acordo com o objetivo do praticante, podendo estas ser caracterizadas em bicicletas de passeio, mountain-bikes, de estrada e as especiais. As bicicletas de passeio, como o nome sugere têm como principal característica a simplicidade da geometria e dos equipamentos bem como a não utilização de alguns acessórios, podendo ter diferentes tamanhos e modelos masculinos e femininos, como as que são vendidas em lojas não especializadas em ciclismo. Essas bicicletas são utilizadas por ciclistas eventuais, que procuram o ciclismo mais por lazer, sem dar a sua prática um cunho mais aprofundado senão a diversão e o prazer de andar de bicicleta. O modelo de bicicleta tipo "holandesas", é geralmente utilizado quando a atividade do ciclismo não é rotina e onde a má postura pode causar desconfortos.

Bicicleta

Para praticantes de ciclismo que gostam de terrenos irregulares, usando trilhas fora da estrada (off-road), a opção de bicicleta que trará melhor resultado é a montain bike, principalmente pelo fato de utilizar marchas muito reduzidas, chegando a 1:1; sua geometria apresenta-a mais longa, o que proporciona diversas maneiras de posicionamento para o ciclista; amortecedores que facilitam a passagem por obstáculos e aliado a isso, esse tipo de bicicleta utiliza pneus mais largos e aro de 26 polegadas, proporcionando maior agarre a superfície, facilitando subidas e evitando derrapagens indesejadas.

Bicicleta

Já as bicicletas de estrada são as recomendadas para quem quer pedalar no asfalto, participar de provas clássicas de ciclismo, e realizar longos percursos de bicicleta. Essas bicicletas caracterizam-se por um aro de 27 polegadas com o fim de manter o ciclista num ritmo constante, possuem marchas que apresentam pouca diferença de uma para a outra, pneus mais finos e uma posição do ciclista apoiado no guidom, possibilitando andar sobre ela um longo período de tempo, sem desconfortos. Dentro ainda da categoria de bicicletas do tipo estrada, citam-se as bicicletas de triathlon, ou de provas contra o relógio, que além das características das bicicletas de estrada ainda posicionam o ciclista de forma mais aerodinâmica, diminuindo o efeito do atrito do ar que aumenta devido ao aumento da velocidade de deslocamento. O que ocorre neste tipo de bicicleta é uma pequena perda da mobilidade de ação rápida devido a posição alongada a frente do guidom, o que a recomenda para utilização em provas individuais onde não se segue em pelotões. As bicicletas de triathlon , apresentam uma diversidade muito grande de formas, pois o regulamento desta competição não é muito rígido, acarretando uma grande variação quanto à forma de quadro, materiais e posições, que são sempre adequados às características do atleta, que neste caso além de ciclista, é nadador e corredor.

Bicicleta

As bicicletas especiais geralmente são utilizadas em competições específicas, sendo diferenciadas pelo material de que são construídas ou por alterações em sua estrutura, como ângulos e tamanhos para determinadas categorias, normalmente utilizadas em provas contra o relógio ou em pista. Como último tipo de bicicleta, podemos citar as bicicletas estacionárias ou bicicletas comuns com acessórios apropriados. As bicicletas estacionárias, chamadas de bicicletas ergométricas, possibilitam a variação da carga através de um sistema de atrito entre uma cinta tensionada e um volante, ou ainda através de um freio eletro-magnético acoplado a roda traseira, bem como rolos de treinamento, sem um sistema de variação de carga, muito utilizado por ciclistas para o treinamento.

Bicicleta especial - modelo de ergométrica
Os rolos estacionários existem a tempo!

Fonte: www.ufsm.br

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode