TÉCNICAS DO AIKIDO

10-11-2010 18:05

Técnicas do Aikido

Técnicas do Aikido

Técnicas do Aikido

Esta arte marcial conta com um número grande de alternativas para a sua prática, mas naturalmente seguindo os princípios, deve-se dominar alguns movimentos que são aplicados sempre, como:

Tenkan

Movimentação circulando num pé de pivot, com diversas da base para a forma circular.

Ukemi

Rolamentos que servem para defender-se das torções ou projeções, amortecendo as quedas sem se machucar.

MAE KAITEN UKEMI

MAE KAITEN UKEMI

USHIRO KAITEN UKEMI

USHIRO KAITEN UKEMI

Hamni

Postura baseada na movimentação da espada, com um pé na frente, forma uma base triangular com o pé de trás.

Maai

É a distância estratégica mantida pelos praticantes para a aplicação das técnicas.

Irimi

Significa entrar e é primordial sua importância na execução das técnicas, pois exige uma apurada percepção de equilíbrio e guarda.

Kokyu-ho

Exercícios de respiração, que só ou acompanhado, exercita-se a projeção da energia.

Três situações de combate são praticadas:

Suwari Wasa é quando os praticantes aplicam as técnicas sentadas, deslocando-se de joelhos. Situação comum no Japão, pois dentro dos ambientes fechados não se usava cadeira e sim tatami e consequentemente havia confrontos nesta posição.

Hanmi handachi

Onde o atacante esta em pé e o atacado, sentado.

Tati wasa

Quando dois ou mais praticantes estão em pé.

Durante a aplicação da técnica, existem diversos atemis (golpes em regiões sensíveis), mas apenas os necessários para o movimento são indicados, dando prioridade aos princípios da movimentação, sem os quais não adianta saber técnicas mais adiantadas, mas devem ser observados e aplicados, mas não por domínio, não por incapacidade ou mesmo por ignorância.

Outras formas de práticas mais adiantadas são possíveis como:

Ju wasa - (técnica livre) onde uma ou mais pessoas atacam livremente e nage (a pessoa que defende) aplica livremente as técnicas, adaptando-se as situações, mas sempre se prima pelo espírito do Aikido, não da competição ou combate, mas da harmonia.

Henka wasa - Onde o nage, durante a aplicação de um kata, muda para outra alternativa, sempre aproveitando a força ou intenção do atacante.

Kaeshi wasa - onde Uke durante o recebimento de uma técnica aplica um golpe tornando-se nage.

Até agora foi citada apenas o taijutsu (técnica com as mãos livres), mas faz parte essencial da formação do aikidoista, o conhecimento de tantô, jo e bokuto ou bokken, armas tradicionais, também usadas no Aikido.

O tantô é usado na prática de tantô dori, que é o domínio de um atacante com a faca.

Jo e bokken embora distintos, pois um é um bastão e o outro representa uma espada, cumprem uma função semelhante, que é a de dar uma outra visão mais profunda as técnicas de taijutsu.

Inicialmente deve-se praticar o suburi aprendendo as posturas e criando intimidade com o instrumento.

Em seguida, inicia-se os Kumitachis e os Kumijos, que são os Katas de combate com os instrumentos e também relações de Jo e Bokken em confronto.

Também pratica-se o jo dori e tachi dori, que são katas de tirar o jo ou bokken do atacante.

A prática do Jo e Bokken trazem um esclarecimento e um refinamento sensível nas técnicas de taijutsu, que como já se disse, esta intimamente ligado a espada e o bastão.

AS TÉCNICAS SÃO CONDENSADAS EM QUATRO FORMAS

NAGUE WAZA (Técnicas de jogar e projetar o adversário no chão)

KATAME WASA (Técnicas de imobilização do adversário)

ATEMI WASA (Técnicas de atacar os pontos vitais)

KANSETSU WAZA ( Técnicas de dobrar e torcer as juntas)

Fonte: www.angelfire.com

Tecnicamente, o Aikido é baseado nos fundamentos da linha Daito Ryu Aiki Jujutsu conhecida pelo mestre Ueshiba, e contam com a integração do movimento e a harmonização. Movimentos circulares que desequilibram, imobilizam e conduzem, sem se contraporem ao atacante.

Como no Jujutsu, necessita de movimentos rápidos e bem calculados, e diferente do Jujutsu, rejeita um confronto baseado no ataque. Socos e chutes ofensivos são raros, e o aikidoista nunca será o primeiro a atacar. Ao contrário de aplicar força contra seus oponentes, o aikidoista movimentar-se-á no instante do ataque com movimentos circulares. Quando em confronto com dois ou mais oponentes, o aikidoista esquivar-se-á, deixando assim, as forças dos oponentes serem usadas umas contra as outras.

De acordo com os princípios deixados pelo fundador, o Aikido não contém nem competições, nem combates. Além disso, a interação entre os praticantes, e a busca da sofisticação técnica e do conhecimento dos princípios, favorece ao praticante um profundo auto conhecimento e aprimoramento interno.

Em Aikido, os movimentos são guiados pelos pés, os quais direcionam o quadril, o tronco e os braços sucessivamente. Também, busca-se utilizar o KI, e não a força física. A mente guia e o corpo segue, ambos em total harmonia. Assim, a integração física, mental e espiritual é buscada através da prática, das técnicas, da conduta e dos princípios filosóficos que a arte propõe.

O Aikido pode ser praticado por pessoas de ambos os sexos, sem restrições de idade, na posição em pé ou sentada (seiza), com ou sem armas (bastão ou espada), contra um ou mais praticantes.

Segundo o mestre Ueshiba o Aikido não é uma técnica para lutar contra o inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família.

Fonte: www.aiki.com.br

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode