Regulamento do Esgrima

03-11-2010 10:33

Algumas noções

Esgrima

TERRENO

Pista

Comprimento: 14 metros
Largura: 1,80 a 2 metros

Se o atirador ultrapassar com os dois pés o limite à retaguarda é declarado tocado. Se sair com um ou dois pés pelo limite lateral sofrerá ou não penalização com mostragem de cartão segundo o caso em questão.

CONVENÇÕES - FORMA DE TOCAR

A espada não possui regra particular: o primeiro que faz acender a lâmpada do aparelho marca toque. Salvo se os dois atiradores tocarem com menos de 1/25 de segundo de diferença, caso em que a cada um é atribuído um toque.

O florete e sabre são chamados "armas convencionais" porque é preciso respeitar um postulado de base que dá a prioridade ao atirador que toma a iniciativa da ofensiva, concretizada geralmente por uma progressão da ponta em frente ameaçando o alvo.

Entre as consequências desta convenção citamos:

Todo o ataque correctamente executado deve ser parado ou completamente esquivado.

A parada dá direito à resposta

Num ataque composto, se o adversário encontra o ferro numa das fintas, tem direito à resposta.

Nos ataques compostos o adversário tem direito a fazer uma acção de contra-ataque (arresto, arrêt) mas esse arresto deve tocar antes que o atacante tenha começando o ultimo movimento no final do ataque.

É frequente que um atirador não respeite esta convenção e toque o seu adversário ao mesmo tempo que ele ou quase. Neste caso, dá-se um "coup-double": O presidente de júri deve dar a prioridade ao atirador que respeita a regra, mesmo que o seu adversário o toque um pouco antes.

não deve ser confundida esta acção com o "simultâneo" que resulta da concepção e da realização de duas acções ao mesmo tempo: nenhum dos toques é então acordado.

PROVAS OFICIAIS

Numa prova de esgrima, os atiradores são reunidos em poules de 4, 5, 6 ou 7 atiradores onde cada um joga com todos, a 5 toques num tempo máximo de 4 minutos por assalto.

Assim se estabelece a lista com os assaltos a realizar na forma de "eliminação directa" onde o atirador batido é eliminado (a não ser que se efectue uma repescagem). Estes assaltos são a 15 toques em 3 tempos de 3 minutos cada.

Fonte: miguel.gomes.com

Regulamento do Esgrima

REGRA 1

O objetivo é tocar o adversário sem ser tocado, utilizando, para isso, uma série de golpes. As armas usadas em combate são a espada, o florete e o sabre, feitas em material flexível e aneladas eletronicamente para que a máquina marque os pontos.

O combate começa com os lutadores a uma distância de dois metros um do outro e só termina quando um dos esgrimistas dá cinco toques em seu oponente ou quando se passarem quatro minutos jogados. Na fase eliminatória, um assalto vai até 15 toques ou nove minutos com intervalos de 1 minuto a cada três minutos jogados.

Antigamente não existiam sensores eletrônicos para marcar os golpes e os pontos, por isso o esgrimista gritava touché! (toquei!) para dizer que tinham acertado o adversário. O uso das roupas brancas tem o mesmo motivo: as armas eram mergulhadas em tintas para os golpes ficarem registrados na roupa e facilitar o trabalho dos juízes.

Os atletas usam para sua proteção máscara com uma malha feita em aço inoxidável, luva de couro, que reveste a mão e o antebraço, colete de cânhamo ou náilon, usado sob a jaqueta para defender o tórax.

Esgrima

REGRA 2

O esporte é dividido em três categorias de acordo com as armas: espada, florete e sabre. Além de serem distintas em seus desenhos, há pequenas diferenças principalmente com relação à pontuação. No florete só vale tocar a ponta da arma no tronco do adversário. Na espada, vale tocar com a ponta em qualquer parte do corpo. No sabre pode-se tocar com a ponta, o corte ou contra-corte da lâmina da arma. O esgrimista deve tentar atingir o adversário da cintura para cima.

O florete é utilizado por homens e mulheres. Pesa, no máximo, 500g e tem até 1,10 m de extensão. A lâmina, de aço, pode chegar a 90 cm. A espada, também utilizada nas categorias masculina e feminina, pesa até 770g e tem as mesmas medidas do florete. O sabre é a menor das três armas, utilizada somente por homens. Mede até 1,05 m e pesa menos de 500g

Esgrima

REGRA 3

PISTA DE COMABATE

A pista de combate é metálica, condutora de eletricidade, com pequenos orifícios para evitar escorregões. Mede 14 m de extensão com uma largura que varia entre 1,80 m e 2 m. Uma linha central divide essa área. Na ponta de cada um dos lados há um espaço com 1,50 m a 2 m, no qual o esgrimista atacado não pode penetrar, sob pena de ser considerado tocado pelo adversário. Cada toque da espada no colete metálico do adversário é registrado eletronicamente em um placar com luzes coloridas.

PONTUAÇÃO

A espada e o florete vêm equipados com um sensor na ponta da arma. O do sabre fica dentro do corpo. Quando um esgrimista toca o outro, o sensor faz aparecer uma luz no aparelho de sinalização, que fica numa mesa entre a pista e o árbitro. Os pontos são contados de 1 em 1. Na etapa classificatória, ganha o esgrimista que der 5 toques ou passar 4 minutos sem ser tocado. Na etapa eliminatória, o número de toques sobe para 15 e o tempo passa para 9 minutos.O ganhador é o primeiro a marcar 15 pontos (toques) no adversário ou quem fizer mais pontos após três roundes (cada um deles dura três minutos, com um de descanso entre eles). No caso de equipes, ganha o time que completar 45 pontos primeiro. Caso continue empatado, o confronto ganha mais um minuto.

Esgrima

REGRA 4

A esgrima exige abstração, reflexão e decisão rápida. Quando os esgrimistas se postam em guarda para o combate, uma série de 12 mil combinações de golpes e contragolpes podem ser alcançadas. São cinco os golpes básicos:

Balestra: salto curto em direção ao adversário

Estocada: golpe com a ponta da arma

Flecha: corrida curta e rápida sobre o adversário

Reprise: golpe à frente, depois de o lutador estender a perna dianteira

Resposta: ofensiva após um bloqueio de ataque adversário

No florete e no sabre, existe o chamado "direito de passagem". Quem começa atacando tem prioridade de tentar o toque. Se errar o ataque ou se o adversário conseguir se defender, a vantagem passa para o adversário..

Esgrima

Fonte: www.terra.com.br

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode