NATAÇÃO PARTE II

03-11-2010 13:54

Introdução

Natação – arte da auto-suportação e auto-movimentação, por meio dos braços e pernas, dentro ou sobre a água, geralmente praticada como um desporto ou simples divertimento.

Como os seres humanos não nadam naturalmente, tiveram de desenvolver vários estilos e movimentos do corpo que os propulsionassem pela água com rapidez.

A natação pode ser realizada em água doce ou salgada, com espaço suficiente para a pessoa se movimentar à vontade, de preferência não muito quente, fria ou turbulenta.

É um bocado mais arriscado nadar com correntes e marés fortes, mas também desafia a força e a coragem dos nadadores.

É conhecida e apreciada desde o tempo dos romanos e dos gregos, que a utilizavam para treinar guerreiros, tendo no entanto caído em desuso na Idade Média, quando atribuíram a esta atividade a culpa das constantes doenças epidémicas da época. Desde 1603 fazia parte das atividades escolares em alguns países, mas poucos a praticavam e não era tida em grande consideração.

Porém, no século XIX tudo isso se dissipou e a natação voltou a ser, não só um desporto muito popular, como também tratamento psico-terapêutico, e foi considerada a mais benéfica forma de exercício, que tem mais benefícios do que qualquer outro desporto.

No século XX a afluência aumentou tanto que foram introduzidas novas técnicas e foram construídas imensas piscinas, quer interiores quer exteriores. Assim ter uma piscina, que antes era praticamente um privilégio, passou a ser relativamente comum.

Natação

Antes de começar...

Antes de ir à piscina é aconselhável que tonifique um pouco os músculos, senão sujeita-se a ficar cansado só por fazer um par de voltas. Andar de bicicleta uns minutos ou mesmo caminhar servem para aquecer o coração e os músculos, fazendo com que se sinta em forma.

Depois, ainda há um segundo passo antes de se atirar para a água: fora da piscina, deve fazer uns quantos exercícios para aquecer os músculos, aumentar o fluxo de sangue e a sua flexibilidade. Os mais recomendados são as extensões. Entre elas, as consideradas melhores são os rolamentos dos ombros, rotações da cabeça, do tronco e extensões dos tricípites e medianos. Também é aconselhável que se corra dentro de água e que, com esta pela cintura, se façam extensões de braços e pernas. Seguidamente nade umas poucas piscinas, sem se esforçar muito, pois todo o processo de aquecimento tem de ser feito gradualmente; caso contrário pode sofrer lesões e distensões musculares. Durante este tempo pode avaliar o que está a sentir e se os seus músculos estão um bocadinho doridos.

Se não fazia exercício há bastante tempo e só conseguir fazer meia dúzia de piscinas após o aquecimento, não faça mais. Não está a competir com ninguém, apenas a tentar melhorar-se. Siga este conselho, pois se não o fizer pode vir a sentir-se excessivamente cansado e com dores, coisa de que não há necessidade nenhuma, pois a tal ideia, que só com sofrimento é que se consegue o que se quer, é falsa.

Agora que já estamos bem preparados, vamos ao banho!

Técnicas

Para se nadar convenientemente é preciso saber coordenar os movimentos dos braços e os das pernas com a respiração.

O maior obstáculo para aprender a nadar é o medo da água ou um grande nervosismo, o que faz com que os músculos fiquem demasiado tensos. Já se fizeram progressos nos métodos para ultrapassar este problema. Um deles é começar a ensinar as crianças desde bem pequenas, pois verificou-se que quanto mais cedo isso for feito, mais fácil é para elas, embora também se consigam ensinar pessoas mais velhas.

Ensinar natação a várias pessoas ao mesmo tempo só começou a ser utilizado na 2ª Guerra Mundial, como forma de treino das tropas.

Atualmente reconhecem-se cinco estilos de natação:

Bruços

Natação

Natação
Grupos de músculos utilizados (escuro)

Natação
Movimento dos braços

É o estilo mais antigo de todos, originário do século XVII.

Neste estilo, o nadador vira-se de barriga para baixo, de braços para a frente e com as palmas das mãos viradas para baixo. As pernas e os braços movimentam-se apenas horizontalmente, estes últimos fazendo um coração em cada ciclo, indo atrás dos ombros, e voltando à posição inicial, sempre à tona de água. As pernas encolhem-se até ao pé do corpo, com os joelhos dobrados, e depois esticam-se novamente para trás, como um chicote.

Quando os braços e as pernas estão esticados, a cabeça vai abaixo da água e a pessoa expira. Quando as pernas e os braços vêm atrás, a cabeça fica fora de água e a pessoa inspira.

Ao darmos uma braçada, de bruços, estamos a solicitar os músculos dorsais, os peitorais, os bicípites e os fixadores da mão.

O movimento das pernas exercita os fletores da perna sobre a coxa, os fletores da coxa sobre a bacia, os extensores da perna, os adutores e os posteriores da coxa e os motores do pé.

Também se utilizam os abdominais e os músculos do baixo dorso como fixadores.

Crawl

Natação

Natação
Movimento do braço

Natação
Grupos de músculos utilizados (escuro)

O crawl, também conhecido por estilo livre, por ser o estilo de escolha nas provas de estilo livre, foi desenvolvido em 1870 por John Arthur Trudgen.

Neste estilo, a pessoa vira-se de barriga para baixo. Um braço move-se pelo ar, com a palma da mão virada para baixo, pronta para mergulhar dentro de água, com o cotovelo relaxado, enquanto o outro braço, debaixo de água, propulsiona o corpo (para obter a máxima eficiência da braçada, esta deve ser executada em forma de “S”). As pernas fazem uma espécie de pontapés agitados, num movimento alternado para cima e para baixo desde as ancas, com as pernas relaxadas, os pés e os dedos esticados para baixo. Enquanto se dá uma braçada, as pernas movimentam-se quatro a oito vezes.

A respiração é muito importante neste estilo. Deve-se respirar uma vez inteira por cada ciclo de movimento de braços. O nadador inala pela boca, ao virar a cabeça para o lado, quando o braço vai a passar, e exala debaixo de água, quando o outro braço avança.

No batimento das pernas intervêm os músculos quadricípites, os adutores e posteriores da perna. Quando os braços estão na fase de tracção utilizam-se o peitoral e o grande dorsal, mas quando estão na fase de impulso solicita-se mais o tricípite braquial.

Os abdominais e os músculos do baixo dorso servem como fixadores.

Costas

Natação

Foi pela primeira vez utilizado nos Jogos Olímpicos de 1912 pelo nadador Harry Hebner.

Este estilo é essencialmente o crawl, mas com o nadador virado de barriga para cima e com os braços esticados, de cotovelo contraído e com as palmas das mãos viradas para fora.

Os principais músculos que permitem a tracção são o grande dorsal e o peitoral. Na fase de impulso é o tricípite braquial o mais solicitado.

No movimento das pernas são o quadricípite e os músculos inferiores da coxa que têm um papel de destaque.

Os abdominais e os do baixo dorso são os músculos que fixam a bacia.

Mariposa

Natação

Este estilo foi desenvolvido nos anos 30 por Henry Myers, mas apenas foi considerada um estilo oficial e de competição na década de 50.

Nesta variação de bruços, os braços são atirados para a frente ao mesmo tempo, por fora de água, e voltam para trás, simultaneamente, debaixo da água. Este movimento de braços é contínuo e acompanhado com um ondular de pernas e pés juntos, um pontapé à golfinho.

No ondular das pernas são principalmente utilizados os músculos anteriores da coxa.

Ao movimentar os braços, o peitoral, o dorsal, o tricípite e o bicípite estão a ser exercitados. Na recuperação são o deltóide e o trapézio os mais solicitados.

Tal como em todos os outros estilos, os abdominais e os do baixo dorso atuam como fixadores.

É importante referir que este estilo exercita músculos que não é conveniente serem exercitados, não sendo portanto dos mais aconselháveis.

Lateral

Este estilo, também conhecido como agulha ou tesoura, foi dos primeiros a ser usado em competições, mas atualmente é apenas usado em natação não competitiva. Mesmo assim, é importante saber nadá-lo, pois é útil como técnica para salvar vidas, também porque requer menos esforço físico e é mais confortável (devido à cabeça estar sempre fora de água) e está bem adaptado a longas distâncias.

O nadador deita-se de lado e move os braços simultaneamente: enquanto o de cima propulsiona o corpo, o de baixo, que está fletido, estica-se, fazendo com que o corpo deslize com suavidade sobre a água.

Acompanhando o movimento dos braços, as pernas movem-se como uma tesoura, esticando-se e relaxando na fase do deslize.

Um erro comum cometido pelos nadadores, em qualquer estilo, é porem o corpo numa posição não aerodinâmica, por agitarem demasiado a cabeça.

Outro problema é agitarem muito os braços, quando estão a nadar crawl, mas isso tem uma boa solução: imaginar uma linha que passe pelo centro do corpo e manter cada braço num lado dessa linha.

A respiração é a parte em que os praticantes erram mais. Muitos sustêm a respiração debaixo de água em vez de expirarem, de modo que as trocas de oxigénio não são contínuas, como deveriam ser.

Se a pessoa não conseguir resolver estes problemas sozinha, terá de se inscrever em aulas de natação, pois quem está ligado a estes assuntos diz e confirma que existem certos conhecimentos que um indivíduo não consegue aprender por si próprio. A natação é diferente do ciclismo ou da marcha: se não se sabe fazê-la bem, nunca se conseguirá aprender sem mais nem menos.

Benefícios

Como já foi referido, a natação tem muitos benefícios, não só a nível muscular, como em muitos outros aspetos.

Veja-se o que declarou, numa entrevista, Scott Petrequim, um homem de sessenta anos, que ia todos os dias, às 6h00 da manhã, fazer natação. Não parece muito agradável, pois não? No entanto, ele diz que dar umas quantas braçadas, logo de manhã, lhe dão mais energia, uma sensação de bem-estar e lhe aclaram as ideias para planear as suas tarefas.

E porquê?

Por imensas razões. Uma delas é a diminuição das dores, pois dentro de água o corpo torna-se mais leve (fato explicado pela teoria de Arquimedes sobre a pressão sofrida de baixo para cima). As vértebras descontraem-se, a coluna vertebral e as articulações funcionam mais suavemente e ganham amplitude. Os músculos de postura utilizados para nos mantermos em pé são menos solicitados, o que permite exercitar melhor os outros músculos, descontraindo ao mesmo tempo a região lombar.

Esta leveza e descontracção também são uma protecção contra as lesões musculares e baixam a média cardíaca.

Outra das razões é que, quando estamos dentro de água, a pressão hidrostática dá origem a uma ativação da circulação sanguínea. Assim, obtemos uma oxigenação muscular melhor. E um músculo bem irrigado tem um rendimento potencial superior.

Um estudo feito a adultos de meia idade confirma isto. Eram pessoas inativas em termos de exercício físico e, depois de 12 semanas de treino intenso de natação, tinham o coração a bombear mais sangue a cada batimento, sem elevar a tensão arterial, e a sua absorção de oxigénio aumentara 20%.

A natação também influencia beneficamente a respiração, já que os movimentos executados dentro de água tonificam o diafragma, o músculo essencial da respiração, permitindo uma melhor ventilação pulmonar.

Ao nível dos movimentos executados dentro de água, ainda existem mais dois fenómenos importantes:

O fenómeno de resistência hidrodinâmica – opõe-se à deslocação e é função da velocidade da deslocação e da superfície deslocada, o que permite graduar os esforços ao executar os movimentos mais ou menos rápidos. É aqui que servem aqueles acessórios que muitas vezes se encontram nas piscina (pranchas, palmas, tubos, flutuadores), pois aumentam a superfície deslocada.

O fenómeno de auto massagem – a agitação da água à volta do corpo massaja as partes que estiverem imergidas. Quanto mais rápidos forem os movimentos, mais profunda e potente é a massagem.

Mas ainda existem mais aspetos a ter em conta.

Um deles é que a pressão da água tem um efeito de auto - travagem, isto é, evita que o praticante ultrapasse os seus limites, diminuindo assim o risco de ruptura ou de distensão muscular.

Outro é que a sensação de leveza, de descontracção e de liberdade que sentimos dentro de água é um poderoso anti-stress.

Para finalizar, dentro de água o corpo torna-se mais leve, o que permite fazer exercícios atléticos com uma enorme facilidade.

São estas as principais razões que fazem da natação um desporto excepcional.

Cuidados a ter

Mas em todas as belas, há um senão. De fato, a natação não é só um mar de rosas. É preciso que se tenha alguns cuidados.

Primeiro que tudo, tem de se ter em mente que, embora ao praticá-la se exercitem muitos músculos, esta atividade não é a melhor para perder peso, porque nadar poderá estimular o apetite e acabar-se-á por ganhar uns quilos extra.

Embora a natação seja boa contra as lesões, pode existir uma que se verifica entre alguns nadadores: o ombro de nadador. Este problema é causado por um excesso de rotações do ombro (um nadador esforçado pode fazer cerca de 10 000 rotações por semana), principalmente ao nadar crawl, pois muitos respiram sempre do mesmo lado, e ao fazerem isso, estão a obrigar o outro braço a executar um arco maior para atingir a água. Logo, é aconselhável respirar alternadamente de um lado e do outro.

Podem também existir fungos ou bactérias que afetam o ouvido. Essa infecção é provocada por uma imersão prolongada na água, que desfaz a cera protetora do canal auditivo. Os sintomas são geralmente dores nos ouvidos, embora também se possam sentir comichões, perda de audição ou supuração do ouvido. Se se tiver esta infecção, é indispensável uma ida ao médico. O problema pode, contudo, ser evitado, inclinando a cabeça para um dos lados e dando saltos para fazer com que a água saia, depois de praticar natação. Também se pode limpar os ouvidos com cotonetes e álcool, ou usar um preparado de álcool e glicerina. Mas se se considerarem todos estes processos muito trabalhosos, a melhor solução é prevenir-se com tampões para os ouvidos. Os de silicone são oficialmente os melhores, mas há quem diga que os de algodão cobertos com vaselina são mais eficientes, confortáveis e fáceis de usar.

Os desinfetantes usados nas piscinas podem também provocar alergias nas vias respiratórias. Nesses casos há que usar uma mola no nariz, para evitar a entrada de água para as fossas nasais.

Outro cuidado a ter é com a temperatura da água. Se esta estiver muito fria fará com que os nadadores percam muito calor e, como consequência, poderá provocar tensão no sistema cardiovascular. Por outro lado, uma água muito quente inibe a perda de calor do corpo e provoca igualmente tensão no sistema.

Muitas piscinas são mantidas de 26,5º a 28,5º C, o que exige que se façam movimentos rápidos para se conservar a temperatura do corpo. A maior parte das pessoas nada confortavelmente de 27,5º a 30º C. As temperaturas superiores (de 33,5º a 36,5º C), normalmente utilizadas em piscinas terapêuticas destinam-se apenas a movimentos limitados, sendo demasiado elevadas para uma natação rigorosa.

Também se deve ter em conta que as águas das piscinas e oceanos podem ser nocivas para o cabelo, pele e olhos.

Por isso se deve sempre usar óculos, de preferência uns que se ajustem devidamente ao rosto, mas sendo alérgico aos rebordos de borracha, existem outras versões ao dispor. É um erro usar lentes de contato sem óculos, sejam elas duras ou moles, quando se nada. As duras podem ser levadas pela água, as moles podem ficar contaminadas, e a água da piscina ou de um lago pode extrair-lhes a humidade, fazendo com que se colem aos olhos.

O cobre da água das piscinas pode interferir na cor dos cabelos, tornando-os verdes e o melhor remédio é prevenir, usando toucas. Mas se o mal já está feito, existem champôs especiais.

Para a pele, os agentes agressivos são o cloro das piscinas e o sal do mar, pelo que, depois de nadar, se deve tomar um duche e aplicar um hidratante sobre a pele.

A competição

A natação como desporto de competição teve início no Japão, no ano 36 a.C., mas foi interrompido durante a Idade Média, como já foi referido. Foi integrada nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, em Atenas, como modalidade masculina. Em 1908 foi criada a Federação Internacional de Natação Amadora para administrar a competição amadora de natação. A modalidade feminina foi incluída nos Jogos Olímpicos em 1912.

A par dos Olímpicos, a competição internacional na Europa tem sido patrocinada por clubes de natação amadora desde o fim do século XIX, mas só depois de 1920 essa competição se estabeleceu com uma base regular.

Os nadadores dos Estados Unidos da América foram pioneiros no desenvolvimento de muitos aspetos das técnicas modernas de natação, equipamento e métodos de treino e têm sido proeminentes na competição internacional desde 1920. No entanto, nos anos 30, os nadadores japoneses desafiaram a superioridade americana e no período pós-guerra a competição veio deles e dos australianos e europeus orientais.

A natação desempenha agora um papel importante em muitos jogos internacionais na América, na Ásia e no Mediterrâneo.

As distâncias das provas internacionais variam entre os 100 e os 1500 metros, podendo ser individuais ou de grupo (estafetas). Existem também corridas multi-estilos em que são usados os quatro estilos de competição, segundo uma determinada ordem. Nas estafetas, que ultimamente se tornaram muito populares, as equipas são constituídas geralmente por quatro nadadores, que correm à vez; o tempo de todos somado determina a equipa vencedora.

A competição tornou-se tão intensa que foi necessário desenvolver regras muito precisas no que diz respeito aos vários estilos e às condições físicas: tamanho e forma da piscina, tipo de equipamento, marcações das pistas, temperatura da água, tudo o que possa ser importante para a execução. As provas requerem juizes bem treinados e contadores de tempo, que estão cada vez mais a ser substituídos por aparelhos eletrónicos de alta precisão.

A natação é um desporto em que a competição se centra primariamente no tempo. Por isso, nas últimas décadas, os nadadores têm-se concentrado quase exclusivamente em bater recordes de tempo, o que tem acontecido constantemente, mas só são reconhecidos os recordes mundiais batidos em piscinas de 50 metros.

Existem também outras provas em piscina que se podem integrar no grupo das modalidades de natação: os saltos para a água, a natação sincronizada e o pólo aquático, todas elas também modalidades olímpicas.

Há ainda a natação de fundo, levada a cabo por nadadores maratonistas, em que são percorridos vários quilómetros, geralmente no mar. Uma dessas provas é a conhecida travessia do Canal da Mancha.

Bibliografia

Infopedia – Enciclopédia multimédia
Diciopédia 99 – Enciclopédia multimédia – Porto Editora
A cura pelo exercício, vol. 2 – Edição Livros do Brasil
As novas ginásticas – Anne-Marie F. Charpin – Pergaminho
Informações fornecidas pela piscina do Clube das Olaias

Fonte: members.fortunecity.com

 

Adulto

Na Natação temos o trabalho dirigido por faixa etária desde Bebês a Adultos da 3ª idade, e nível de habilidade ( iniciante, intermediário, avançado) pode ser praticada como esporte competitivo, terapia ou simplesmente como uma forma de relaxamento para aliviar o stress do dia-a-dia.

É uma ótima opção de atividade física para que você saia do sedentarismo.

E por que a água como opção?

Nosso vínculo com a água é muito profundo. É natural que gostemos de estar no meio líquido, de brincar nele, sentir sua textura, e o prazer que ele proporciona. A água é um elemento extremamente importante para o nosso equilíbrio emocional e psíquico, é uma ampliação do mundo com o qual estamos acostumados. Sua natureza envolve nosso corpo, altera nosso ritmo respiratório e também a visão, audição e tato; o corpo adquire outro peso e a sua movimentação novas formas. É uma constante redescoberta e uma viagem dentro de nós mesmos.

Benefícios da Natação

1- Melhora a postura, alongando e fortalecendo toda a musculatura
2- Aumenta a capacidade respiratória
3- Aumenta a resistência do organismo
4- Ajuda na prevenção e recuperação de algumas doenças, como hipertensão, asma, bronquite, problemas ortopédicos...
5- Ativa o sistema neuro-muscular
6- Relaxa e combate o stress

Infantil

Na natação para bebês temos o objetivo de promover condições físiológicas, educativas e recreativas favorecendo o seu crescimento e desenvolvimento integral.

O trabalho realizado durante as aulas é o de estimular o sistema visual, auditivo, sensório-perceptivo, equilíbrio, postura, noção espaço-temporal e corporal.

Benefícios

1- Proporciona sociabilização
2- Reforça a relação entre mãe e filho
3- Desenvolve a estabilidade emocional
4- Reforça o apetite
5- Garante autoconfiança
6- Estimula um sono mais tranquilo
7- Ativa e dá mais mobilidade às articulações
8- Aumenta a capacidade cardíaca
9- Fortifica a musculatura
10- Melhora o desenvolvimento neuromotor.

Hidroginástica

Hidroginástica

Nas aulas de hidroginástica podemos encontrar as mais diferentes estratégias de aula que estão no mercado, como a HIDROBALL, HIDROBOARD, HIDROLOCAL, AI-CHI (tai-chi na água), HIDRO KICKBOXING, HIDROBIKE entre muitas outras.

É uma atitude que ajuda a manter a forma. É a melhor maneira de fazer ginástica sem sentir dores musculares, calor ou cansaço. O poder de flutuação protege articulações, constituindo-se numa atividade ideal para todos, independente de problemas como obesidade, artrite e faixa etária.

Benefícios

1- Melhora a resistência aeróbia e resistência muscular
2- Aumenta a flexibilidade e amplitude articular
3- Melhora a coordenação motora, o ritmo, a agilidade, o equilíbrio, a auto-estima, alivia as tensões
4- Trabalha com a parte social dos indivíduos, estimulando a sociabilização
5- Alivia dores na coluna vertebral

Fonte: www.marlinacademia.com.br

Natação

Benefícios

A natação é uma técnica antiga em que muitas pessoas desconhecem todos os benefícios que ela oferece.

Especialistas afirmam que começar a praticar ainda quando bebê, ajuda a desenvolver um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias.

É um esporte completo, pois mexe com toda a musculatura do corpo. Além disso, com a amortização do impacto dos movimentos físicos pela água, a probabilidade de sofrer uma lesão é praticamente nula.

Quem nada chega a perder aproximadamente 600 calorias por hora, enrijecendo os músculos e definindo a silhueta. A modalidade também melhora a respiração e a coordenação motora.

Além de todos os benefícios físicos que oferece, a natação também relaxa a mente e ativa a memória, garantindo uma ótima oxigenação para o cérebro.

E não podemos esquecer que também é um grande combatente do estresse, já que com a grande concentração exigida na hora da respiração e nos movimentos, faz com que você alivie as tensões e esqueça um pouco dos problemas do dia-a-dia.

Saiba um pouco mais sobre os estilos e seus benefícios:

Peito / Clássico. Os músculos mais exigidos nesse estilo são os peitorais e aqueles localizados na parte anterior da perna, entre o pé e o joelho (flexores tipiais).

Costas. Trabalha os músculos das costas, barriga, bumbum, peito e parte anterior das coxas.

Borboleta. É ótimo para fortalecer ombros e braços e exige uma ótima coordenação entre pernas e braços.
Crawl. Ajuda na definição muscular das costas e braços.

É um estilo que permite que você nade por um longo período de tempo e com rapidez, favorecendo para quem quer emagrecer.

Fonte: Grupo Bimbo

Todos os benefícios da natação

Saiba para quem é mais recomendada e o que pode fazer pela sua saúde

Existem muito poucos desportos tão completos e ao alcance de tanta gente. Bebés, grávidas e idosos podem tirar proveito deste desporto aeróbico, de pouco impacto para os ossos.

Qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou profissão, pode fazer natação sem problemas uma vez que a água é um meio muito benéfico para o corpo, relaxante, sem efeitos agressivos e favorece as funções orgânicas.

Para além disso, a natação

Reduz o risco de episódios cardiovasculares

Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo.

Para além disso, reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.

Melhora o sistema respiratório

Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contracção e expansão depende dos músculos da parede torácica.

Com a natação, estes músculos fortalecem-se e, como resultado, a respiração permite-lhe uma maior oxigenação.

Fortalece as articulações

A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade.

A sua lubrificação interna também melhora, aliviando a dor causada pela artrose.

Sobe a auto-estima

Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o facto da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Isto favorece a vertente lúdica, facilitando o relaxamento mental.

Natação

Reduz a dor e o risco de lesões

O fortalecimento do nosso organismo faz com que muitas dores de origem difusa diminuam. A natação é um dos desportos mais recomendados pelos especialistas para acalmar patologias que impliquem muitas dores, como a fibromialgia.

Retarda os efeitos do envelhecimento

Tanto a nível físico como psicológico. São vários os estudos que confirmam que uma pessoa de 65 anos que faz exercício regularmente tem uma maior capacidade física e vital do que uma de 45 que não faz nenhuma actividade desportiva.

Ao sabor das ondas

Aproveite os dias de praia e os seus tempos livres na piscina para fazer alguns exercícios:

Glúteos e pernas

Em pé, com a água pela cintura, contraia os glúteos e estique a perna esquerda para trás. Volte à posição inicial e repita o movimento, mas com a perna direita. Faça uma série de 10 repetições para cada perna.

Em pé, com a água pela cintura, pés juntos, coloque a mão esquerda na cintura e levante a perna esquerda para o lado, permanecendo nesta posição durante alguns segundos. Repita 20 vezes com cada perna.

Abdominais e cintura

De pé, com a água à altura do peito e os braços cruzados, suba os joelhos enquanto contrai a barriga, depois estique as pernas para o lado esquerdo, volte ao meio novamente enquanto flecte os joelhos sem pousar os pés no chão.

Faça o exercício de novo, mas para o lado direito. Repita 15 vezes para cada lado

Fonte: saude.sapo.pt

Natação

Natação é a atividade física do homem e de outros animais que consiste em deslocar-se em meio liquido. A natação era originalmente um meio de sobrevivência do homem, que em tempos primitivos precisava fugir de animais maiores ou caçar sua alimentação por entre rios e lagos. Atualmente a natação, em suas várias modalidades, pode ser vista como um método de recreação e um desporto, sendo utilizada para salvar pessoas do afogamento. Também existe o nado associado a trabalho, como no caso dos coletores de pérolas, alguns tipos de pescadores e aos cientistas que investigam a fauna e flora aquaticas.

Diversos animais possuem a natação por instinto, como é o caso do homem,nos mamíferos este nado por instinto recebe o nome de: "Nado Padrão Mamífero", este tipo de nado tem princípios básicos como cabeça fora d´água, braços (patas anteriores) com angulação próxima de 90 graus e pernas(patas posteriores) em leve flexão (realizando um movimento parecido com pedalar)este nado ,no brasil, é chamado de nado cachorrinho.

Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes.

Natação

Desporto

A natação se insere dentre os desportos aquáticos. O objetivo de uma competição de natação é determinar qual o nadador mais rápido. Existe uma série de regulamentos acerca das competições da natação. A regra básica separa o modo pelo qual o atleta ganha impulso na água em quatro estilos diferentes:

Crawl - em competições oficiais a modalidade crawl não existe, tem o nome de "Nado Livre", (freestyle) podendo este tipo de modalidade ser competida com qualquer nado. Como o crawl é o estilo potencialmente mais rápido, os nadadores geralmente o escolhem;

Costas

Peito

Borboleta (ou golfinho ou mariposa);

Medley - os quatros estilos de nado em seqüência.

Cada um desses estilos tem especificações quanto ao posicionamento do tórax do atleta e ao movimento de pernas e braços. No estilo crawl, por exemplo, o atleta se posiciona com o peito voltado para o fundo da piscina, em posição horizontal no nível d´água; os braços saem da água em posição paralela ao corpo, sendo jogados para frente por cima da água, alternadamente (enquanto um é jogado para frente, o outro braço volta para trás por baixo d´água); as pernas movimentam-se para cima e para baixo também alternadamente. Já no nado borboleta, o atleta também fica com o peito voltado para o fundo da piscina, mas joga os dois braços ao mesmo tempo para frente e produz um movimento também sincronizado com as pernas, para cima e para baixo. No nado de costas o atleta fica com o peito voltado para cima, e as costas voltadas para o fundo da piscina.

A piscina oficial de competições mede 50 metros em extensão. Deve conter 8 raias, cada uma de 2,5 metros de largura, com um espaço suplementar mínimo de 20 centímetros ao lado das raias externas. A profundidade deve ser igual ou superior a 1,35 metros. A água deve estar a uma temperatura entre 25 ºC e 28 ºC nas competições.

Em âmbito internacional a natação desportiva é organizada pela FINA (Fédération Internationale de Natation).

Recreação

Piscina em Mosul, IraqueComo atividade de recreação, a natação é muito difundida. Muitos nadadores entram na água apenas para se divertir - tanto em piscinas artificiais quanto em mares, lagos e rios. Embora os estilos de nado para competições sejam utilizados também no lazer, é muito comum que os nadadores usem estilos mais desenvoltos, geralmente mantendo a cabeça fora d´água. (nado padrão mamífero) A natação é muito importante para crianças...

Fonte: pt.wikipedia.org

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode