MODALIDADES DO MOUNTAIN BIKE

11-11-2010 13:08

O Mountain-Bike tem 8 categorias principais: Cross Country, Downhill, Dual Slalom, Freeride, Trial, Trip-trail, Uphill e Cicloturismo.

Cross Country

São corridas de longa distância, mais de 30 Km normalmente, chegando às vezes até 100 Km com terreno variado e com várias subidas e descidas. Normalmente os circuitos não são muito técnicos e podem ser fechados com várias voltas ou normais. Para praticar você precisa ter uma bike leve, quanto mais leve melhor, de boa qualidade e você precisa ter muita resistência física. As velocidades máximas normalmente não passam de 50 Km/h.

A modalidade mais atlética do mountain bike e também a mais popular. Praticado em circuitos que variam de 2 a 15 Km, duram normalmente 1 a 2h e meia, a bicicleta de cross-country tem de ser leve, pelo menos um amortecedor dianteiro, existem as full-suspension (com amortecedor traseiro) mas Hardtail ainda são as preferidas.

No Brasil existem bons atletas, como Ravelli, Abraão, Albert Morgen, Odair, Edvando, Adriana Nascimento e Jaqueline Mourão, mas os Europeus dominam o circuito mundial.

Nas competições: os atletas percorrem um circuito extenso e fechado, com todo tipo de obstáculo, incluindo subidas e descidas. Todos os competidores largam juntos e ganha quem chegar primeiro. Também há a corrida contra o relógio, onde o competidor completa o circuito no menor tempo possível, ganhando quem fizer o menor tempo. Utilizam-se bicicletas robustas, leves e com muitas marchas.

Downhill

Apenas descidas. Normalmente as pistas são bem íngremes e técnicas, com pedras, saltos, raízes e outros obstáculos. São pistas curtas, normalmente mais ou menos 4 km. A velocidade pode passar de 80 Km/h em alguns trechos. Para participar é necessário possuir acessórios especiais de proteção e uma bike feita especialmente para esta modalidade, com duas suspensões, pneus grossos, freios a disco, etc. O peso da bike não importa, pois só há descidas. Nessa categoria usam-se capacetes fechados, coletes, caneleiras e muito mais devido aos grandes pulos e a alta velocidade.

Nas competições: o competidor parte do alto da montanha individualmente e corre contra o relógio, ganhando quem fizer o menor tempo. Exige bicicletas resistentes, com eficientes freios (à disco) e suspensões de grande curso (mais de 5,5''). Nessa modalidade chega-se à velocidades impressionantes e em terrenos acidentados, fazendo com que haja quedas sensacionais, atraindo bastante o público.

Dual Slalom

É como o Slalom do Esqui, mas com dois competidores correndo em pistas paralelas. São colocadas bandeiras por onde o piloto deve passar, fazendo muitas curvas fechadas. E correm dois competidores ao mesmo tempo em pistas paralelas e quase idênticas. Normalmente usa-se bikes de downhill para descer, mas já estão sendo fabricadas bikes especialmente para dual slalom. As descidas também duram pouco como no downhill.

As competições atraem bastente o público, já que a briga chega a ser corpo-à-corpo, valendo até fechadas.

Freeride

Normalmente, as bikes de downhill só servem para descer e as de cross country só tem suspensão dianteira e não agüentam "o tranco". A bike de freeride seria o meio termo: O conforto e precisão do downhill com a praticidade e leveza do cross country. Mas nem tudo são maravilhas, profissionalmente esse tipo de bike não serve pra nada. Mas o objetivo é este, ela foi feita pra pessoas que gostam de pedalar seriamente, mas não num nível profissional. Não há competições nessa modalidade.

Trial

Pra falar a verdade, o trial nem faz parte do mountain bike. É uma categoria onde o competidor precisa passar obstáculos grandes como: latões de lixo, escadas (subindo, é claro), mesas de camping (aquelas bem altas), carros e esse tipo de coisa. Ganha o competidor que menos encostar o pé no chão. As bikes normalmente usam quadros muito pequenos, aros menores, freios hidráulicos e pneus bem vazios para o competidor poder "quicar" melhor.

Trip-Trail

Mais conhecido por aqui como "inter city", é uma prova feita em um percurso longo, que varia de 20 a 40 km, alternando trechos de estrada, trilhas e um pouco de asfalto. Normalmente ela se inicia em uma cidade e termina em outra. Estão ganhando popularidade devido ao seu caráter festivo e de fácil acesso a todos, como em uma maratona.

Uphill

Nesse tipo de modalidade as provas são realizadas em subidas. O competidor deve ter bastante resistência física e um equipamento muito leve. O vencedor é quem chega ao topo mais rapidamente.

Cicloturismo

Utiliza a bike para passeios e longas viagens, de forma a conhecer novas localidades, paisagens deslumbrantes e pessoas dos mais variados costumes. Os adeptos chegam a viajar pelo mundo, divulgando o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. É necessário um bom número de equipamentos e muita sede de aventura.

Fonte: www.trilhaseaventuras.com.br

MODALIDES DO MOUNTAIN BIKE
 

São seis as modalidades de competição no mountain bike, mas as mais praticadas, tanto aqui como no exterior, são o cross-country, o downhill e o dual slalom.

Veja as descrições abaixo:

Cross-Country

É a prova mais tradicional do mountain bike. O percurso varia de 6 a 20 km, alternando trechos técnicos, trilhas fechadas, subidas e descidas. Normalmente as corridas são disputadas em grupo, divididas em várias categorias, de acordo com a idade e a técnica de cada ciclista. Existem provas de maior percurso, como o Iron Biker, com 120 km de extensão, ou de maior duração, como o MTB 12 Horas.

Downhill

"Descida de morro" em inglês. É a prova mais rápida e emocionante. O percurso é todo em declive, com trechos pedregosos, cheia de curvas fechadas e obstáculos naturais. A distância varia de 1,5 km a 3,5 km de comprimento. É testado o domínio do competidor sobre a bicicleta e sua técnica para descer ladeira abaixo. Aquele que tiver o melhor tempo dentre as duas tentativas é o vencedor. Este tipo de competição custa caro, por isso enfrenta dificuldade para ser organizado aqui no Brasil.

Dual Slalom

O percurso é semelhante ao do downhill. Mas aqui são dois competidores descendo lado a lado, em pistas paralelas. O evento é organizado por chaves de corridas eliminatórias. O vencedor é aquele que vencer na chave final.

Dual

É uma série de corridas eliminatórias e a única diferença em relação ao Dual Slalom é que os competidores descem cabeça-a-cabeça em uma mesma pista.

Uphill

"Subida de morro" em inglês. Inverso ao downhill, os competidores precisam subir um percurso com pelo menos 80% de subida. A competição pode ser em grupo ou com tomada individual de tempo.

Trip Trail

Mais conhecido por aqui como "inter city", é uma prova feita em um percurso longo, que varia de 20 a 40 km, alternando trechos de estrada, trilhas e um pouco de asfalto. Normalmente ela se inicia em uma cidade e termina em outra. Estão ganhando popularidade devido ao seu caráter festivo e de fácil acesso a todos, como em uma maratona.

Além disso, o mountain bike traz várias maneiras de ser utilizado para o nosso lazer. Veja alguma delas:

Freeride

Praticado normalmente por bikers de downhill, BMX e biketrial, é uma forma de aproveitar (e abusar) ao máximo as características da bicicleta, normalmente bikes full-suspension. Os adeptos encaram barrancos, rampas, trilhas bem difíceis ou outros obstáculos que são a diversão destes ciclistas alucinados.

Cicloturismo

Utiliza a bike para passeios e longas viagens, de forma a conhecer novas localidades, paisagens deslumbrantes e pessoas dos mais variados costumes. Os adeptos chegam a viajar pelo mundo, divulgando o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. É necessário um bom número de equipamentos e muita sede de aventura.

Fonte: www.zone.com.br

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode