Material do Esgrima

03-11-2010 13:34

As armas

As armas utilizadas na esgrima são 3 e para cada uma delas existem regras e competições especificas.

A ESPADA

Espada de Esgrima

São permitidos toques em qualquer parte do corpo e o primeiro esgrimista a tocar marca ponto. Apenas os toques de ponta são válidos. O equipamento utilizado é o fato branco, ténis, mascara e espada. Não é utilizado colete, porque todos os toques são válidos.

Peso máximo: 770g Comprimento máx. da lâmina: 90 cm Comprimento máx total: 110 cm

O FLORETE

Florete

Exige uma maior precisão nos toques, pois apenas são válidos toques no tronco, excluindo os braços. O primeiro a atacar tem prioridade sobre o outro, obrigando-o a responder. A parte do florete que protege a mão é ligeiramente mais pequena, visto não serem válidos toques na mão. O colete utilizado é metálico, para distinguir a zona válida e não-válida.

Peso máximo: 500g Comprimento máx. da lâmina: 90 cm Comprimento máx total: 110 cm

O SABRE

Sabre

É uma arma que protege mais a mão, pois são válidos toques de ponta, e qualquer parte da lâmina, como gume e contra gume. O esgrimista apenas pontua se tocar no tronco, braços ou cabeça do adversário e tal como o florete, é uma arma convencional. Como os braços são um alvo possível não se usa um colete metálico mas sim um casaco.

Peso máximo: 500g Comprimento máx. da lâmina: 88 cm Comprimento máx total: 105 cm

O traje

O esgrimista traja obrigatóriamente de branco. Foi a criação e uso da máscara que tornaram a esgrima um desporto de lazer. O passo seguinte foi a esgrima como desporto organizado.

O GILET

Gilet

Em algodão ou kevlar. Fecho eclair, botões ou fitas; diferente para atirador direito ou esquerdo com botões ou fecho eclair do lado contrário. A parte do gilet que passa entre as pernas chama-se coxote. Usa-se calção branco do mesmo material e meias brancas e altas.

Protecção: 800 Newton é o minimo para participar em provas FIE. Usando-se ainda uma protecção interior de 800 Newton prefazendo um total de 1600 Newton. No entanto para treino pode-se usar um gilet de 350 Newton.

A MASCARA

Mascara de Esgrima

De grade metálica em aço, babete protegendo o pescoço. Uma lingueta mantem-na sobre a cabeça. Actualmente a mascara foi desenhada com uma viseira transparente permitindo ver a cara do atirador.

Protecção: 1600 Newton é o mínimo para participar em provas FIE. Para treino também se usa as de 800 Newton.

A LUVA E SAPATOS

Luva e Sapatos

Na esgrima só se usa uma luva, esta usa-se na mão armada ficando a mão livre para cumprimentar (mesmo sendo a esquerda). O calçado tem que ser de muito boa qualidade, apesar de não haver ténis específicos. A razão para tal facto são as pistas onde se pratica, pois são metálicas e abrasivas, desgastando muito o calçado.

Fonte: miguel.gomes.com

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode