MARCHAS DA MOUNTAIN BIKE

11-11-2010 13:33

As mountain bikes têm cada vez mais marchas. Algumas chegam a ter 27 relações de engrenagem. As mountain bikes utilizam uma combinação de três tamanhos de roda motriz na parte dianteira e nove na parte traseira para criar estas relações de marchas.

A idéia de ter todas estas marchas é que o ciclista pedale em um ritmo constante (cadência), não importando o tipo de inclinação em que a bicicleta esteja. Você pode entender isto imaginando uma bicicleta que possui apenas uma marcha. Nela, cada vez que você faz uma volta no pedal, a roda traseira também faz uma volta (relação de engrenagem 1:1).

Se a roda traseira tem 66 cm de diâmetro, então em uma marcha 1:1, uma revolução do pedal faz com que a roda percorra 207 cm. Se você pedalar numa cadência de 50 RPM, a bicicleta pode percorrer 103 metros por minuto. Isso equivale a 6,2 km/h, que é a velocidade de uma pessoa andando. É uma ótima velocidade para subir uma ladeira íngreme, mas não é recomendada para descidas ou pedaladas em um chão plano.

Para andar mais rápido, você precisa de uma engrenagem diferente. Por exemplo, para descer uma ladeira a 40 km/h em uma cadência de 50 RPM, você precisa de uma relação de engrenagem de 6:5:1.

Uma bicicleta com muitas marchas dá uma quantidade maior de incrementos entre uma relação de marcha 1:1 e 6:5:1 para que se consiga pedalar a 50 RPM (ou qualquer cadência que seja mais confortável pra você), não importando a velocidade da bicicleta.

Usando as marchas

Em uma mountain bike de 27 marchas, cerca de seis das relações de marchas são tão próximas umas às outras que não seria possível notar a diferença entre elas. Mas por que toda essa preocupação com as velocidades?

Geralmente, os ciclistas tendem a escolher uma roda motriz compatível com a inclinação em que eles estão andando. É difícil mudar a roda motriz dianteira, é muito mais fácil mudar as marchas da traseira. Se os ciclistas estão subindo uma ladeira, provavelmente vão escolher a menor roda motriz frontal e vão alternar entre as nove marchas disponíveis na parte traseira.

É possível fazer isso sem deixar de pedalar forte. Ter mais velocidades na roda motriz traseira pode ser uma vantagem.

Alavanca

O design da alavanca de mudança de marchas reconhece o ponto da mudança para manter uma cadência constante. Isso significa que na maior parte do tempo, será necessário fazer pequenos ajustes na marcha para aumentar ou diminuir sua cadência.

As alavancas frontais e traseiras são equipadas com interruptores que aumentam ou diminuem uma marcha de cada vez.


O interruptor na parte superior muda para a roda motriz maior e o interruptor na parte inferior muda para a roda motriz menor

Cada alavanca de câmbio ajusta o cabo que determina a posição do câmbio. Tanto o câmbio traseiro quanto o dianteiro contêm molas fortes que as forçam para um lado ou para o outro.

A alavanca da marcha empurra estas molas para mover o câmbio para um lado ou deixa a mola puxar o cabo para movê-lo para outra direção.

Fonte: lazer.hsw.com.br

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