HANDEBOL E SUAS REGRAS

03-11-2010 12:46

 

O HANDEBOL É UM JOGO MUITO SIMPLES, POIS É SEMELHANTE AO FUTEBOL E É JOGADO COM AS MÃOS. NO HANDEBOL

 

A BOLA DEVE SER DESLOCADA ATRAVÉS DE PASSES.

 

O ATLETA TAMBÉM PODE CONDUZIR A BOLA, DANDO ATÉ 3 PASSOS PARA DEPOIS PASSAR OU ARREMESSAR A BOLA. ESTA MANEIRA DE CONDUZIR A BOLA PERMITE AO JOGADOR MAIOR VELOCIDADE, SEGURANÇA E NATURALIDADE NOS SEUS MOVIMENTOS.

 

PARA RECEBER A BOLAS ABAIXO DO PEITO OU QUE VIEREM ROLANDO, ADOTE A SEGUINTE POSIÇÃO: AGACHADO  COM AS MÃOS EM BAIXO, QUE GARANTEM PERFEITO RECEBIMENTO DA BOLA, EVITANDO A INTERVENÇÃO DO ADVERSÁRIO.

 

O JOGADOR DEVE SEGURAR A BOLA PRENDENDO FORTEMENTE COM OS DEDOS, PARA NÃO CORRER RISCO DE PERDÊ-LA.

 

SENDO A SUA POSSE DE BOLA, NATURALMENTE, OS ADVERSÁRIOS TENTARÃO TOMÁ-LA DE VOCÊ. PARA NÃO PERDÊ-LA, ÀS VEZES É NECESSÁRIO PASSÁ-LA A UM COMPANHEIRO.

 

O PASSE PODE SER EXECUTADO COM AS 2 MÃOS, PORÉM É MELHOR EXECUTADO COM UMA DAS MÃOS DEVIDO AO TAMANHO DA BOLA E À MAIOR LIBERDADE DE MOVIMENTOS QUE ELE PERMITE.

 

O PASSE NORMAL É O MAIS COMUM E O MAIS FÁCIL DE SER EXECUTADO. O PASSE PICADO SERVE NÃO SOMENTE PARA ENGANAR O ADVERSÁRIO, COMO TAMBÉM PARA DIFICULTAR-LHE O TRABALHO DE INTERCEPTAÇÃO DA BOLA, PRINCIPALMENTE SE ELE FOR ALTO.

 

O PASSE BAIXO É USADO PARA CURTAS DISTÂNCIAS, E DEVE SER EXECUTADO QUANDO O JOGADOR ESTÁ DE COSTAS PARA A DEFESA E PRECISA MANTER A BOLA BEM PROTEGIDA.

 

AS FINTAS SÃO MOVIMENTOS QUE O JOGADOR REALIZA PARA DESEQUILIBRAR E CONFUNDIR O ADVERSÁRIO.

 

COMO EXECUTAR O ARREMESSO COM QUEDA PARA FRENTE.

 

ESTE ARREMESSO É USADO PELO JOGADOR QUANDO ESTÁ PRÓXIMO À LINHA DA ÁREA DO GOLEIRO E NA COBRANÇA DO TIRO DE 7 METROS. O JOGADOR JOGA O CORPO PARA A FRENTE E ARREMESSA A BOLA ANTES DE CHEGAR AO CHÃO. AMORTECE A QUEDA, APOIANDO AS MÃOS NO SOLO E FLEXIONANDO OS BRAÇOS.

 

QUANDO ESTE ARREMESSO FOR UTILIZADO NA COBRANÇA DO TIRO DE 7 METROS O JOGADOR NÃO PODERÁ TIRAR O PÉ DE APOIO DO CHÃO ATÉ QUE A BOLA SEJA ARREMESSADA.

 

NA COBRANÇA DO TIRO DE 7 METROS, O GOLEIRO PODE MOVIMENTAR-SE À VONTADE E AVANÇAR ATÉ O FIM DA LINHA DE QUATRO METROS.

 

LEITURA COMPLEMENTAR

 

FÁCIL DE SER PRATICADO, NÃO NECESSITANDO DE EQUIPAMENTOS NEM LUGARES ESPECIAIS, O ANTIGO HÁBITO DE CAMINHAR É O MAIS SAUDÁVEL DOS EXERCÍCIOS.

 

COM PASSADAS REGULARES, DE FORMA RÁPIDA E ENÉRGICA, VOCÊ PODE OBTER BONS RESULTADOS, QUALQUER QUE SEJA A SUA IDADE. O ORGANISMO PASSA A ABSORVER MAIS OXIGÊNIO E O CORAÇÃO BOMBEIA COM MAIS FORÇA E MENOS BATIMENTOS.

 

EM POUCO TEMPO, OS MÚSCULOS DO CORPO VÃO SE TORNANDO FORTES E RESISTENTES, GANHANDO MAIOR ELASTICIDADE E VELOCIDADE. TUDO ISSO GRAÇAS A UM EXERCÍCIO MUITO SIMPLES: ANDAR. VOCÊ PODE PRATICÁ-LO.

 

PARA COMBATER O CANSAÇO, A FADIGA, E GANHAR MUITO MAIS DISPOSIÇÃO, NADA MELHOR DO QUE UMA BOA CAMINHADA.

 

TÁTICAS DO HANDEBOL

 

O HANDEBOL É UM JOGO QUE EXIGE MOVIMENTAÇÃO CONSTANTE. POR ISTO, PARA QUE NÃO HAJA CONFUSÃO, É IMPORTANTE QUE TODA E EQUIPE SAIBA SE MOVIMENTAR CONJUNTAMENTE DENTRO DA QUADRA, E CADA JOGADOR CONHEÇA A PRÓPRIA FUNÇÃO.

 

AS 2 EQUIPES REALIZAM MOVIMENTOS CONJUNTOS PARA MARCAR PONTOS E DEFENDER-SE DOS ATAQUES DA EQUIPE ADVERSÁRIA.

 

OS TÉCNICOS DESPORTIVOS ESTUDARAM E DESENVOLVERAM VÁRIAS MANEIRAS EFICIENTES DE UMA EQUIPE ATACAR E DEFENDER-SE. ESTAS MANEIRAS SÃO CHAMADAS SISTEMAS TÁTICAS.

 

EM TODAS AS EQUIPES SEMPRE EXISTE UM OU MAIS JOGADORES QUE SE DESLOCAM DENTRO DA QUADRA A FIM DE LANÇAR BOLAS PARA OS COMPANHEIROS BEM COLOCADOS, CONFUNDIR A EQUIPE ADVERSÁRIA E RECEBER PASSES DOS COMPANHEIROS EM DIFICULDADE. OS JOGADORES QUE FICAM LÁ ATRÁS SÃO CHAMADOS DE AMADORES. ELES ORIENTAM, ORGANIZAM E DISTRIBUEM A BOLA DURANTE O JOGO.

 

EM TODO SISTEMA OFENSIVO, SEMPRE É CONVENIENTE COLOCAR UM OU MAIS JOGADORES NA DEFESA ADVERSÁRIA COM A FUNÇÃO DE ATRAPALHAR, CONFUNDIR OS JOGADORES DA OUTRA EQUIPE, CRIAR CONDIÇÕES PARA QUE OUTROS COMPANHEIROS POSSAM PENETRAR NA DEFESA ADVERSÁRIA, RECEBER PASSES E ARREMESSAR CONTRA A BALIZA. ESSES ELEMENTOS, SÃO CHAMADOS DE PIVÔS.

 

NO SISTEMA OFENSIVO DE UMA EQUIPE, ALÉM DOS ARMADORES E DOS PIVÔS, EXISTEM AQUELES QUE SE DESLOCAM PELAS LATERAIS DA QUADRA ADVERSÁRIA. ESSES JOGADORES, RECEBEM OS PASSES DOS ARMADORES E PIVÔS E ARREMESSAM OU PENETRAM PELAS LATERAIS. ELES SÃO CHAMADOS DE PONTAS.

 

O SISTEMA 5 X 1, QUANDO UMA EQUIPE ATACA, CINCO JOGADORES PERMANECEM FORA DA ÁREA DE TIRO LIVRE, E O PIVÔ PERMANECE DENTRO DA ÁREA ATRAPALHANDO O SISTEMA DEFENSIVO DO ADVERSÁRIO.

 

CONHEÇA A FUNÇÃO DE CADA UM DOS JOGADORES NESTE SISTEMA.

 

DOS 5 JOGADORES QUE PERMANECEM FORA DA ÁREA DE TIRO LIVRE, OS 3 JOGADORES CENTRAIS QUE ESTÃO MAIS ATRASADOS EM RELAÇÃO ÁREA DE GOLEIRO SÃO OS ARMADORES. OS 2 JOGADORES RESTANTES MOVIMENTAM-SE PELAS LATERAIS. ESTES SÃO AS PONTAS DIREITA E ESQUERDA.

 

OS ARMADORES MOVIMENTAM-SE NA QUADRA, TROCANDO CONSTANTEMENTE DE POSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO AS JOGADAS. OS PONTAS TENTAM A PENETRAÇÃO NO CAMPO ADVERSÁRIO, E PROCURAR LANÇAR A BOLA PARA O PIVÔ, QUE ESTÁ DENTRO DA ÁREA DE TIRO LIVRE.

 

O PIVÔ, POR SUA VEZ, PROCURA ATRAPALHAR A DEFESA, CRIAR CONDIÇÕES PARA A PENETRAÇÃO DOS COMPANHEIROS E ARREMESSA CONTRA A BALIZA ADVERSÁRIA. O PIVÔ SE MOVIMENTA DE ACORDO COM A BOLA, INDO PARA O LADO ONDE ESTÁ SENDO ARMADA A JOGADA. PROCURA SEMPRE SE COLOCAR EM POSIÇÃO QUE LHE FACILITE RECEBER A BOLA.

 

MAS, NO HANDEBOL, NÃO EXISTE SÓ O ATAQUE DO ADVERSÁRIO. TAMBÉM É NECESSÁRIO DEFENDER-SE DOS ATAQUES.

 

NESTE SISTEMA, 5 JOGADORES COLOCAM-SE PRÓXIMOS DA LINHA DE TIRO LIVRE, PARA DAR COMBATE AOS ARMADORES E PARA INTERCEPTAR OS ARREMESSOS DE LONGA DISTÂNCIA.

 

PARA A DEFESA, EXISTEM 2 TIPOS DE TÁTICA: A MARCAÇÃO INDIVIDUAL E A MARCAÇÃO POR ZONA. NA MARCAÇÃO POR ZONA. NA MARCAÇÃO INDIVIDUAL, CADA JOGADOR EQUIPE É RESPONSÁVEL POR UM JOGADOR DA EQUIPE ADVERSÁRIA, PROCURANDO ATRAPALHAR SEUS PASSES, ARREMESSOS E PENETRAÇÕES. NA MARCAÇÃO POR ZONA, AO CONTRAIO, CADA JOGADOR É RESPONSÁVEL POR UMA ZONA EM SEU CAMPO DE DEFESA EM SEU CORPO DE DEFESA, ENTRE AS LINHAS DA ÁREA DE GOLEIRO E AS DO TIRO LIVRE, DEVENDO MARCAR TODOS OS JOGADORES QUE PASSEM POR SUA ZONA.

 

NA MARCAÇÃO POR ZONA, QUANDO UM JOGADOR SE DESLOCA PARA DAR DAR-LHE A DEVIDA PROTEÇÃO, COBRINDO SUA ZONA, A FIM DE EVITAR UM VAZIO NA DEFESA.

 

DEPENDENDO DA NECESSIDADE, OS JOGADORES AUXILIAM-SE MUTUAMENTE, FAZENDO COBERTURAS DE POSIÇÃO, EVITANDO OS VAZIOS NA DEFESA.

 

NO SISTEMA TÁTICO 5 X 1, CINCO JOGADORES DA EQUIPE QUE SE DEFENDE DISTRIBUEM-SE NA FRENTE DA ÁREA DE GOLEIRO, DANDO COMBATE AOS ADVERSÁRIOS QUE TRANSITAM POR SUAS ZONAS. ELES SE MOVIMENTAM DE ACORDO COM A MOVIMENTAÇÃO DA BOLA. ESTES 5 JOGADORES AUXILIAM-SE NAS DESLOCAÇÕES NECESSÁRIAS DIANTE DO ATAQUE ADVERSÁRIO, NÃO PERMITINDO QUE SURJAM VAZIOS NA DEFESA. ALÉM DESSES 5 JOGADORES QUE ESTÃO FAZENDO A ARMAÇÃO DAS JOGADAS OU TENTANDO ARREMESSOS DE LONGA DISTÂNCIA.

 

PARA QUE A DEFESA DA EQUIPE FUNCIONE, É NECESSÁRIO QUE CADA JOGADOR SAIBA O QUE FAZER INDIVIDUALMENTE. VEJA O QUE CADA JOGADOR DEVE FAZER NA DEFESA.

 

O JOGADOR DEVE SEMPRE SE MANTER ENTRE A PRÓPRIA BALIZA E O ADVERSÁRIO.

 

ELE DEVE PROCURAR ATRAPALHAR OS MOVIMENTOS DO ADVERSÁRIO QUE ESTA DE POSSE DA BOLA. MAS DEVE FAZER ISTO SEM FAZER ISTO SEM COMETER FALTAS DESNECESSÁRIAS. O JOGADOR NÃO PODE AGARRAR, EMPURRAR OU SEGURAR O ADVERSÁRIO.

 

O JOGADOR DEVE ACOMPANHAR ATENTAMENTE TODAS AS JOGADAS DA EQUIPE ATACANTE. NUNCA DEVE PERDER A BOLA DE VISTA.

 

QUANTO MAIS PRÓXIMO DA ÁREA DO GOLEIRO ESTIVER O ADVERSÁRIO, TANTO MAIS PRÓXIMO DO ATACANTE DEVE SER FEITA A MARCAÇÃO.

 

O JOGADOR DA DEFESA DEVE PROCURAR LEVAR O ATACANTE PARA AS LATERAIS DA QUADRA. ASSIM, O ADVERSÁRIO TERÁ MENOR ESPAÇO PARA MOVIMENTAR-SE.

 

APÓS DEFENDER UM ATAQUE, O JOGADOR DEVE ESTAR PREPARANDO PARA INICIAR RAPIDAMENTE UM CONTRA ATAQUE.

 

ARMAÇÃO DA JOGADA DE ATAQUE DENTRO DO SISTEMA 5 X 1

 

NESTA JOGADA, TODOS OS JOGADORES ATACANTES SE DESLOCAM PARA O LADO DIREITO DA QUADRA, COM EXCEÇÃO DA PONTA-ESQUERDA QUE PERMANECE EM SUA POSIÇÃO. A EQUIPE ATACANTE MOVIMENTA A BOLA NO LADO DIREITO DA QUADRA, FAZENDO COM QUE OS DEFENSORES TAMBÉM SE DESLOQUEM PARA ESSE LADO.

 

EM SEGUIDA, O JOGADOR QUE ESTAVA NO CENTRO DA QUADRA, RECEBE A BOLA E AMEAÇA ARREMESSAR. QUANDO O ADVERSÁRIO TENTA INTERCEPTAR O ARREMESSO ELE PASSA A BOLA PARA O JOGADOR QUE ESTA LIVRE. A MESMO TEMPO, O PIVÔ TAMBÉM SE DESLOCA PARA A ESQUERDA, A FIM DE ATRAPALHAR A DEFESA ADVERSÁRIA.

 

O JOGADOR APROVEITANDO A SITUAÇÃO, ARREMESSA LIVREMENTE PARA O GOL.

 

APLICANDO A TÁTICA 

 

NO SISTEMA OFENSIVO 5 X 1, A BOLA É MOVIMENTADA ENTRE OS ARMADORES. QUANDO O JOGADOR (7) ESTA DE POSSE DE BOLA, O JOGADOR(3) DESLOCA-SE PARA A POSIÇÃO DO PIVÔ, ATRAPALHANDO A MARCAÇÃO, ENQUANTO A BOLA E PASSADA PARA O JOGADOR(6).

 

DE POSSE DE BOLA O JOGADOR(6) DEVERA INFILTAR-SE PELA LATERAL A ARREMESSAR À BALIZA.

 

APÓS A ARMAÇÃO DA JOGADA, O JOGADOR NÚMERO(9) PERCEBE QUE O COMPANHEIRO NÚMERO(7) DE POSSE DE BOLA, ESTÁ INFILTRANDO-SE COM SUCESSO. O JOGADOR NÚMERO(9) PROCURARÁ FICAR DO LADO, ESPERANDO A CONCLUSÃO DA JOGADA.

 

NUM SISTEMA OFENSIVO 5 X 1, O JOGADOR NÚMERO(7), DE POSSE DE BOLA, TROCA DE POSIÇÃO COM O JOGADOR(4). PERCEBENDO QUE ESTÁ SENDO MARCADO A DISTÂNCIA, O JOGADOR(7) TENTARÁ ARREMESSAR CONTRA A BALIZA ADVERSÁRIA.

 

COMENTANDO UM JOGO

 

ASSISTA ATENTAMENTE A UM JOGO DE HANDEBOL DURANTE UMA DAS AULAS. LEVE PAPEL E LÁPIS. OBSERVE SE OS JOGADORES SABEM COMO RECEBER, PASSAR, ARREMESSAR E CONDUZIR A BOLA. VEJA TAMBÉM A TÁTICA EMPREGADA. ASSINALE AS PRINCIPAIS FALHAS. ESTÁ HAVENDO ESPÍRITO DE EQUIPE? CADA JOGADOR ESTÁ CUMPRINDO SUA FUNÇÃO? ESTÃO ATACANDO PELO LADO CERTO? ESTÃO SE DEFENDENDO BEM? ESTÃO MOTIVADOS? NA SUA OPINIÃO, QUAL A EQUIPE QUE JOGOU MELHOR? POR QUE?

 

ANOTE ESSAS OBSERVAÇÕES E ESCREVA SUAS CONCLUSÕES. SE PUDER, TROQUE AS ANOTAÇÕES COM UM COLEGA E VEJA OS PONTOS EM QUE CONCORDAM E OS PONTOS EM QUE DISCORDAM.

 

A OBSERVAÇÃO CUIDADOSA TAMBÉM É UMA FORMA DE APRENDER.

 

LEITURA COMPLEMENTAR:

 

O RELAXAMENTO

 

HOJE EM DIA A GRANDE AGITAÇÃO DA VIDA MODERNA, O HOMEM VIVE TENSO E CHEIO DE PREOCUPAÇÕES. TODAS AS PESSOAS SE DEIXAM ENVOLVER PELO NERVOSISMO GERAL.

 

UMA PESSOA QUE ESTÁ AGITADA NÃO CONSEGUE DESCANSAR, NÃO MANTÉM A RESPIRAÇÃO TRANQÜILA E NÃO RELAXA OS MÚSCULOS DO CORPO. COM ISTO, O BOM FUNCIONAMENTO DO NOSSO ORGANISMO DEPENDE DO EQUILÍBRIO ENTRE OS SISTEMAS DIGESTIVO, RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO E NERVOSO. QUANDO ESTAMOS AGITADOS A DIGESTÃO É AFETADA, A RESPIRAÇÃO É ALTERADA, A CIRCULAÇÃO SANGÜÍNEA TORNA-SE MAIS RÁPIDA E PERDEMOS FACILMENTE O CONTROLE EMOCIONAL. TUDO ISTO IMPEDE QUE A PESSOA AGITADA SINTA BOA DISPOSIÇÃO.

 

PARA QUE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS SEJAM BENÉFICOS, É NECESSÁRIO NÃO SÓ TOTAL PARTICIPAÇÃO DO PRATICANTE NA HORA DO EXERCÍCIO COM TAMBÉM, LOGO EM SEGUIDA, UMA SESSÃO DE RELAXAMENTOS DOS MÚSCULOS DO CORPO.

 

O RELAXAMENTO ELIMINA AS TENSÕES, PERMITE QUE A NOSSA RESPIRAÇÃO E A NOSSA CIRCULAÇÃO VOLTEM AO NORMAL E ASSIM FICAMOS MAIS CALMOS.

 

É POR ISSO QUE NO FINAL DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMPRE HÁ UM JOGO, UM EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO OU MESMO UM BATE-PAPO.

 

ESTAS ATIVIDADES PERMITEM O RELAXAMENTO DOS MÚSCULOS DO CORPO, FAZENDO COM QUE O ORGANISMO, GRADATIVAMENTE, VOLTE AO EQUILÍBRIO.

 

MAS O RELAXAMENTO NÃO É SÓ PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. SEMPRE QUE VOCê SE SENTIR AGITADO, VÁ A UM LUGAR SOSSEGADO, RESPIRE LENTAMENTE E PROCURE RELAXAR TODOS OS MÚSCULOS DO CORPO. SE PUDER OUÇA TAMBÉM MÚSICAS SUAVES.

 

AS PENALIDADES DO HANDEBOL

 

NO CENTRO DA QUADRA, O JUIZ APITOU E A BOLA FOI PASSADA PARA UM COMPANHEIRO. O JOGADOR RECEBEU A BOLA, CONDUZIU ATÉ A QUADRA ADVERSÁRIA E ARREMESSOU. A BOLA FOI INTERCEPTADA POR UM ADVERSÁRIO E SAIU PELA LINHA LATERAL.

 

TIRO DE LATERAL, ASSINALA O JUIZ. UM JOGADOR DA EQUIPE FAVORECIDA SE COLOCA FORA DA QUADRA E PASSA A BOLA PARA UM COMPANHEIRO.

 

SE O JOGADOR QUE COBRA O LATERAL NÃO COLOCAR UM PÉ SOBRE A LINHA LATERAL, ELE COMETE UMA VIOLAÇÃO, QUE É PUNIDA COM UM TIRO LIVRE CONTRA SUA EQUIPE. NESTE CASO, O TIRO LIVRE SERÁ COBRADO DENTRO DA QUADRA, AO LADO DO LOCAL ONDE OCORREU A INFRAÇÃO.

 

O JOGADOR QUE, AO COBRAR UM TIRO LIVRE, ARREMESSA PROPOSITALMENTE A BOLA CONTRA A BARREIRA COMETE UMA COBRANÇA IRREGULAR DA FALTA. QUANDO ISTO ACONTECE, O JUIZ DETERMINA QUE O TIRO LIVRE SEJA COBRADO CONTRA A EQUIPE DO JOGADOR INFRATOR.

 

O TIRO LIVRE AINDA É APLICADO NOS SEGUINTES CASOS:

QUANDO O JOGADOR DÁ MAIS DE 3 PASSOS COM A BOLA NA MÃO.
QUANDO O JOGADOR UTILIZA O PÉ PARA DESVIAR A BOLA DE SUA TRAJETÓRIA.
QUANDO O JOGADOR SE ATILA SOBRE A BOLA QUE ESTA ROLANDO.
QUANDO O JOGADOR SOCA A BOLA PARA TIRÁ-LA DO ADVERSÁRIO.
QUANDO O GOLEIRO COMETE INFRAÇÕES.

 

O JOGO PROSSEGUE. A PENALIDADE É COBRADA E A BOLA É ARREMESSADA AO GOL, MAS PASSA ACIMA DA BALIZA ADVERSÁRIA. O JUIZ ORDENA UM TIRO DE META. PORÉM, AO COBRAR O TIRO DE META, O GOLEIRO DE OUTRA EQUIPE E ARREMESSOU DIRETO À BALIZA ADVERSÁRIA, MARCANDO O GOL.

 

O GOL É VALIDO, POIS, DE ACORDO COM AS NOVAS REGRAS, PODE-SE OBTER UM GOL DIRETAMENTE E EM CONSEQÜÊNCIA DE UM TIRO DE META, DE UM TIRO DE LATERAL OU DE UM TIRO DE SAÍDA.

 

A BOLA É PASSADA PARA UM COMPANHEIRO QUE PROGRIDE RAPIDAMENTE COM ELA. DE REPENTE, UM ADVERSÁRIO DOMINA A BOLA. O GOLEIRO, PERCEBENDO QUE TODOS OS JOGADORES DE SUA EQUIPE AINDA ESTÃO DISTANTES, ULTRAPASSA SUA ÁREA DE GOL E, NUMA ATITUDE ANTI-REGULAMENTAR, DERRUBA O ADVERSÁRIO QUE ESTA PARA FAZER O GOL. O JUIZ DETERMINA UM TIRO DE 7 METROS.

 

NA EXECUÇÃO DO TIRO DE 7 METROS, O GOLEIRO PODE MOVIMENTAR-SE LIVREMENTE E AVANÇAR ATÉ TRÊS METROS DE DISTÂNCIA DA LINHA DE 7 METROS. SE NA EXECUÇÃO DO TIRO DE 7 METROS O ARREMESSADOR NÃO MARCAR GOL, DEVIDO A IRREGULARIDADE DA POSIÇÃO DO GOLEIRO, O TIRO SERÁ REPETIDO. APÓS CADA GOL É DADA NOVA SAÍDA. O JOGO CONTINUA E EM DADO MOMENTO UM GOLEIRO PRECISA SER SUBSTITUÍDO. OBSERVE COMO É FEITA A SUBSTITUIÇÃO DO GOLEIRO.

 

A SUBSTITUIÇÃO DO GOLEIRO DEVE SER FEITA QUANDO A EQUIPE A QUE PERTENCE ESTIVER DE POSSE DE BOLA. CASO O GOLEIRO SE MACHUQUE E NÃO ESTEJA PRESENTE O GOLEIRO RESERVA, QUALQUER JOGADOR PODERÁ SUBSTITUÍ-LO. O GOLEIRO A SER SUBSTITUÍDO SAI DA QUADRA PELA ZONA DE SUBSTITUIÇÃO E O SUBSTITUTO ENTRA NA QUADRA PELO MESMO LUGAR.

 

QUANDO UM JOGADOR COMETE UMA FALTA VIOLENTA SOBRE O ADVERSÁRIO, TOMA ATITUDES ANTIESPORTIVAS, FAZ RECLAMAÇÕES OU GESTOS OFENSIVOS, O JUIZ PODE EXCLUÍ-LO TEMPORARIAMENTE. DEPENDENDO DA GRAVIDADE DA FALTA, O INFRATOR FICARÁ IMPEDINDO DE JOGAR POR 2 MINUTOS. DURANTE ESTE TEMPO, O JOGADOR EXCLUÍDO NÃO PODERÁ SER SUBSTITUÍDO.

 

SE O JOGADOR COMETER OUTRA GRANDE INFRAÇÃO FICARÁ EXCLUÍDO NOVAMENTE DURANTE 2 MINUTOS. POREM, SE REPETIR A INFRAÇÃO PELA 3ªVEZ, SERÁ DESQUALIFICADO.

 

OS SINAIS DO ÁRBITRO NO HANDEBOL.

 

ROBERTINHO CHEGOU EM CASA E FOI CORRENDO LIGAR A TELEVISÃO PARA ASSISTIR A UMA PARTIDA DE HANDEBOL ENTRE O BRASIL E A ALEMANHA.

 

GAROTO INTELIGENTE, ROBERTINHO PERCEBEU QUE, APESAR DE O JUIZ SER ITALIANO E OS JOGADORES BRASILEIROS E ALEMÃES, TODOS SE ENTENDIAM PERFEITAMENTE.

 

MUITO CURIOSO, ELE PERGUNTOU AO SEU PAI:

 

PAPAI, COM É QUE OS JOGADORES E OS JUIZES SE ENTENDEM? ELES NÃO FALAM LÍNGUAS DIFERENTES?

 

ORA, MEU FILHO, É QUE O HANDEBOL, COMO OS OUTROS DESPORTOS, POSSUI REGRAS OFICIAIS QUE SÃO CONHECIDAS E ACEITAS NO MUNDO INTEIRO. QUANDO OCORRE UMA INFRAÇÃO, O ÁRBITRO APITA E FAZ UM SINAL, CONHECIDO POR TODOS, INDICANDO QUAL A INFRAÇÃO. O ÁRBITRO INDICA CADA TIPO DE INFRAÇÃO COM UM SINAL PRÓPRIO. ASSIM, É POSSÍVEL A UM ÁRBITRO ITALIANO DIRIGIR UMA PARTIDA ENTRE BRASILEIROS E ALEMÃES SEM PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO.

JÁ PENSOU SE NÃO EXISTISSEM ESSAS REGRAS OFICIAIS? NINGUÉM IRIA SE ENTENDER.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Website gratis Webnode