Construindo uma defesa eficaz

03-11-2010 09:46
Vantagem numérica, participação ativa de todos, e determinação acima de tudo: esses são alguns dos detalhes de um sistema defensivo eficiente
Rogério Rosa Inácio

Para um time ter uma defesa forte, como se diz no futebol, é necessário muito mais do que jogar num 1-3-5-2, em que na maioria das equipes se escala três zagueiros e cinco homens no meio-campo, ou até mesmo o 1-3-6-1, ou outra plataforma qualquer que tenha intenção de aglomerar o maior número de jogadores na faixa central do gramado.

Infelizmente não temos dados suficientes para dizer com precisão quantos jogos as equipes que utilizaram, por exemplo, o 1-3-6-1, conseguiram êxito no que foi planejado: empatar um jogo fora de casa, eventualmente.

É claro que as equipes que estão chegando às primeiras posições nas competições tem os melhores jogadores e elencos fortíssimos, além de nenhuma delas abrir mão de atacar. Nenhuma delas jamais utilizou um esquema com intenção de empatar, seja jogando em casa ou fora.

Então, fica claro que aglomerar o meio-campo e colocar três zagueiros não significa que a defesa vá funcionar, e o time não sofrerá gols. Pelo contrario: o que temos visto são as equipes terem que mudar totalmente uma maneira de jogar, treinada durante a semana toda, ou pelo menos tendo em pensamento essa maneira de jogar, já que não se tem mais tempo para preparação.

Sendo assim, os técnicos têm que apresentar uma proposta de jogo, um esquema tático, em que a defesa também terá uma maneira definida de marcar, sendo com qual equipe jogar, se vai jogar em casa ou fora, e se tem algum jogador adversário fazendo a diferença.

Somente com uma estratégia definida, os times conseguirão montar uma defesa eficaz, deixando claro para os jogadores que todos são defensores a partir do momento que seu time estiver sem a posse de bola. Pelo menos sete jogadores deverão estar atrás da chamada linha da bola, tendo nos atacantes os primeiros defensores com a função de dificultar as armações de ataque do time adversário através dos zagueiros.

Assim, qualquer time terá independentemente do nível técnico dos seus jogadores uma defesa eficaz, que funcione diante de qualquer ataque, seja de qual time for, jogando em casa ou fora. A disposição em marcar, a atenção para coberturas e a participação de todos serão fundamentais para o êxito da equipe.

Nenhum jogador poderá assistir ao jogo estando a dois ou três metros do lance com bola - a ajuda devera acontecer a todo instante para que se tenha uma vantagem numérica da defesa para o desarme do ataque e até mesmo a roubada.

Vantagem numérica, participação ativa de todos, e determinação acima de tudo: esses são alguns dos detalhes de uma defesa eficaz.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode